(Re)descobrindo o app Fyuse, para criação de fotos em 3D

por Rodrigo Guimarães Goulart Assis

Deparei-me recentemente com o app Fyuse (da Fyusion) na página de destaques da App Store, mais especificamente em “Os melhores aplicativos novos”. Interessante foi o fato de que este app não é nada novo — foi lançado originalmente em 20 de abril de 2014!


Ícone do app Fyuse - Fotos em 3D

Fyuse - Fotos em 3D

de Fyusion

Compatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 4.5.2 (199.7 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Eu sou um entusiasta de aplicativos, sempre estou procurando e testando os apps destacados pela Apple. Procurei sobre ele e encontrei várias reviews, porém nunca havia visto alguém com ele instalado, tampouco encontrei postagens nas redes sociais com “fotos” tiradas nele.

O aplicativo, que é gratuito, logo me chamou a atenção. Li as resenhas, vi as fotos e baixei para testar. Já de cara me empolguei com a facilidade e praticidade de fazer “fotos” em 3D e panoramas interativos, isto é, as “fyuses”.

Ao movimentar o smartphone para os lados ou para cima e para baixo você explora o Fyuse, o que é bem legal, dando a sensação de uma janela para outra dimensão — como se estivesse lá no momento da fotografia. O recurso lembra os videos em 3D que podem ser vistos no YouTube. Se você quiser, também pode visualizar a foto tocando a tela e arrastando, como nos panoramas nativos do iPhone. Além disso, é possível marcar objetos ou pessoas e colocar textos tridimensionais nas fotos.

A qualidade das “fyuses” é muito boa e a renderização não deixa aquele aspecto de fotos sobrepostas dos panoramas tradicionais. É mais como um vídeo, como uma “Live Photo em 3D”. Pode-se fazer um panorama tradicional, ou um video em 360º, caminhando em volta do cenário desejado segurando o botão no aplicativo. É tudo muito simples e interativo.

Você pode, além de escolher compartilhar a foto na rede social do Fyuse, enviar a outras redes como Facebook, Twitter, Instagram ou ainda salvá-la no dispositivo. Ela é gravada como vídeo, que ao dar play vai até o final e volta ao princípio, como um loop individual, mantendo os efeitos e textos inseridos. A rede social do Fyuse é simples, porém funcional.

Outro recurso interessante do app é o “flash frontal” implementado aumentando o brilho e adicionando bordas brancas quando usado com a câmera FaceTime do smartphone. O Fyuse dispõe de vários filtros e ferramentas de edição, como brilho, saturação, exposição e outros. Você pode cortar o video, tanto no início quanto no fim.

Mesmo com funcionalidades tão inovadoras, o app não chamou muita atenção das pessoas até que em março a cantora Katy Perry fez a sua própria “fyuse”, quando apresentou o aplicativo na estreia do “Prismatic World Tour” no EPIX — foi transmitido em cinemas americanos, ganhando assim certa visibilidade. Ainda assim, penso que o app merecia mais destaque devido ao belo trabalho dos programadores e idealizadores ao permitir que tenhamos a experiência de registrar o mundo em 3D, com simplicidade e fazendo uso apenas de nossos smartphones.

Veja abaixo alguns exemplos do que pode ser feito:

“Fyuse” na chuva a noite

Exemplo sem efeitos, com pouca luz

Exemplo com efeitos e flash

Exemplo de busca por “#starwars”

·   ·   ·

O vídeo promocional é fantástico:

Estou me divertindo muito usando o app e espero vê-lo sendo adotado por mais pessoas.

O Fyuse está disponível tanto na App Store quanto no Google Play, para Android.

Posts relacionados

Comentários