Dica: como sobrepor os ajustes do OS X e deixar o seu Mac acordado por um determinado período

Já demos aqui no site a dica do app Caffeine para OS X. O que ele faz é algo simples, porém muito prático: ignorar os ajustes de descanso de tela do seu Mac, deixando a tela ligada pelo tempo que você determinar. Esse tipo de utilitário faz muito sentido, já que não é nada prático ficar mudando os ajustes de proteção de tela a todo momento.

Bem, nós falamos do Caffeine em 2008 e de lá para cá muita coisa mudou. Então chegou a hora de “atualizarmos” essa dica e, para isso, falarei de três outras opções.

A primeira delas (via Macworld UK) é para quem não gosta de instalar apps e prefere fazer tudo via linha de comando. Abra o Terminal (dentro da pasta /Aplicativos/Utilitários/) e digite o seguinte comando:

caffeinate -di

Enquanto a janela do Terminal estiver aberta, o comando ficará em execução e, consequentemente, o computador não dormirá. Tecnicamente você está suspendendo o modo ocioso do OS X, que ocorre quando o sistema detecta uma inatividade na máquina por um determinado período.

Para voltar ao normal, basta fechar a janela do Terminal ou pressionar as teclas ⌃C.

Usando o comando acima, o computador não dormirá por um período indeterminado. Agora, se a sua vontade é especificar um limite de tempo, basta digitar caffeinate -di seguido do número de segundos que você quer que o computador não durma. Supondo que seja 1 hora (60 minutos x 60 segundos), então você deve digitar o seguinte:

caffeinate -di 3600

Não é o jeito mais prático de colocar o recurso em prática. E é aí que entra a minha segunda dica:


Ícone do app Amphetamine

Amphetamine

de William Gustafson

Compatível com Macs
Versão 4.2 (4.1 MB)
Requer o macOS 10.11 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na Mac App Store

Código QR Código QR

O Amphetamine é o Caffeine anatomizado — e mais bonitinho. 😛 Ele faz exatamente a mesma coisa, mas dando muuuito mais opções ao usuário e com uma interface mais agradável aos olhos. Pode parecer besteira, mas as opções são muito boas, como deixar o Mac acordado entre um determinado horário (das 9 às 21 horas, por exemplo), iniciar uma nova sessão ao se conectar a uma determinada rede Wi-Fi, definir atalhos personalizados, receber notificações quando uma sessão é iniciada/terminada, entre outras.

Diferentemente do Caffeine1, ele é um app que recebe a atenção do desenvolvedor (oferece, por exemplo, suporte a telas Retina e à barra de menus/Docks escuros do OS X). Além disso, é 100% gratuito — sem anúncios ou compras dentro do app.

Pois a terceira dica vai além do que a dupla Caffeine/Amphetamine pode fazer. Com vocês, o NoSleep:


Ícone do app NoSleep para OS X

NoSleep [site oficial]

Grátis | 1,3 MB | requer o OS X 10.6.6 ou superior
Compatível com Macs com processador de 64 bits
Desenvolvedor(a): integralpro

Com ele, você pode simplesmente fechar o seu MacBook [Air/Pro] e continuar com ele acordado. Dá, por exemplo, para fechar o Mac e continuar fazendo aquele download interminável, reproduzir uma apresentação em um projetor, espelhar tudo na Apple TV, etc.

Ele basicamente impede que o seu Mac durma/hiberne enquanto estiver ativado.

·   ·   ·

Faça bom uso. 😉

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