O melhor pedaço da Maçã.

Apple demite funcionários da App Store na China por má conduta

Qilai Shen/Bloomberg
Apple na China

Além ter de lidar com exigências do governo chinês quanto a registros de aplicativos, a Apple também enfrentou problemas com funcionários de dentro da App Store no país. Após uma investigação que durou cerca de um ano, alguns empregados dessa área da empresa na China foram demitidos por má conduta corporativa — mais especificamente por contatos não autorizados com desenvolvedores e até assédio sexual.

Publicidade

De acordo com o The Information, a investigação foi concluída mais ou menos na metade deste ano e foi iniciada por uma auditoria interna, que descobriu irregularidades em 2022. Mais de uma dúzia de empregados foram envolvidos no inquérito e ao menos cinco deles foram demitidos com base nos resultados.

Os empregados alvo da sindicância trabalhavam em vários departamentos da App Store chinesa. Algumas das atribuições das áreas envolvidas incluíam ajudar desenvolvedores a obterem aprovação para serem exibidos na loja, aconselhá-los sobre como aumentar a receita advinda dos aplicativos e decidir quais apps e jogos são exibidos na página inicial da loja — o que pode ter um impacto sensível no sucesso dos softwares.

O principal aspecto das más condutas apontadas como motivos para as demissões foram comunicações entre empregados da App Store e desenvolvedores, as quais não seguiram as diretrizes da Maçã. Os funcionários envolvidos no imbróglio aceitaram sair com desenvolvedores, fazendo refeições e indo a festas noturnas juntos.

Publicidade

A Maçã tem regras rigorosas quanto a contatos entre membros da empresa e desenvolvedores. Empregados que analisam apps ou têm funções editoriais, por exemplo, não podem se encontrar com desenvolvedores sem aprovação prévia. Já aqueles que se dedicam a relações com os criadores de apps e gerenciamento de negócios podem encontrar desenvolvedores, mas não é permitido receber presentes ou refeições.

O The Information afirmou não ter sido possível tomar conhecimento de todos os fatos relativos à investigação. Todavia, sabe-se que nenhum dos funcionários demitidos tinha o poder de aprovar ou rejeitar diretamente apps e jogos na App Store. Alguns, porém, detinham cargos com os quais poderiam influenciar a decisão sobre quais apps ficariam em destaque, apesar de não estar claro se algum dos demitidos fez isso com apps de desenvolvedores com quem tiveram contato.

À parte disso, outro funcionário da equipe da App Store na China foi demitido em razão de ter assediado sexualmente uma pessoa que trabalha na Mihoyo, desenvolvedora do jogo Genshin Impact. A demissão ocorreu no ano passado, antes das que foram divulgadas agora.

Publicidade

A Apple enviou ao The Information o seguinte comunicado sobre a situação:

Sem comentar as alegações específicas desta reportagem, a Apple espera que os seus empregados em todo o mundo cumpram as suas políticas muito sólidas de conduta corporativa e de ética. Investigamos cuidadosamente relatos de conduta imprópria e, quando apropriado, não hesitamos em tomar ações imediatas, incluindo demissões.

Como lembrado pelo MacRumors, antigos funcionários da empresa já afirmaram que a gigante de Cupertino tenta manter empregados e desenvolvedores separados, além de buscar limitar interações entre funcionários de diferentes departamentos. O objetivo é prevenir o vazamento de informações confidenciais e limitar a influência de desenvolvedores sobre os membros da empresa.

A julgar pela duração da investigação que resultou na demissão dos funcionários, pode-se entender que a empresa de fato foi cuidadosa no sentido de realmente esclarecer todos os acontecimentos para determinar responsabilidades. Tal prática é essencial para que a empresa mantenha um bom um ambiente de trabalho, algo especialmente importante em se tratando da App Store, que é uma área tão lucrativa e relevante para a companhia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Produção em massa de novo AirTag teria sido adiada para 2025

Próx. Post

Oferta: MacBook Pro de 14″ (M2 Pro) com desconto de 29%

Posts Relacionados