IBM lança ambiente online para programação em Swift; Craig Federighi fala sobre a abertura do código da linguagem

Conforme noticiamos ontem, a Apple cumpriu a sua promessa a abriu todo o código da linguagem de programação Swift.

Hoje, a IBM já colocou no ar em fase beta o Swift Sandbox — um ambiente online para quem quiser programar em Swift diretamente no browser, seja em Macs ou em PCs com Linux. O código é escrito na coluna à esquerda, podendo ser compilado e verificado à direita. Claro que é algo bem simples/básico, mas já mostra um pouco do que poderemos ver daqui em diante com a Swift se tornando open source.

Ontem, Craig Federighi — vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple — também falou um pouco sobre a novidade ao Ars Technica e ao TNW.

Craig Federighi e Swift open source

O executivo aposta bastante no futuro da Swift, afirmando que ela deverá ser a próxima grande linguagem de programação para as próximas décadas. Ao abrir o seu código, tal como dissemos ontem, a Apple liberou também ports para Linux (Ubuntu 15.10 e 14.04) mas Federighi disse que nada impede que a comunidade agora trabalhe em levar a linguagem também para o mundo Windows. Apesar de todo o investimento da Apple na Swift, ele também garantiu que a Objective-C não perderá o seu espaço e que a própria Apple continuará suportando a linguagem em todas as suas plataformas.

Desenvolvedores já começaram a analisar os códigos da Swift e estão notando grandes aprimoramentos vindo por aí para a sua versão 3.0, que será lançada em 2016. Com a participação da comunidade, a evolução dela deverá se acelerar ainda mais.

[via iClarified]

Posts relacionados

Comentários