Samsung finalmente concorda em pagar o que deve à Apple, mas…

Apple vs. Samsung

Sabe aquela chata famosa disputa judicial entre Apple e Samsung na Califórnia? Pois é, em breve ela completará — pasme — cinco anos!

Mas de ontem para hoje surgiu uma grande novidade no caso, conforme noticiou o FOSS Patents. As empresas registraram na corte um documento afirmando que a Samsung concordou em pagar os US$548 milhões que deve à Apple. Se esta providenciar todas as notas e os recibos necessários a tempo, o montante deverá entrar na conta bancária da Maçã em 14 de dezembro.

A má notícia é que isto *ainda* não é o fim definitivo do caso. No documento desse acordo, a Samsung determina — e a Apple discorda, é claro — que seja reembolsada do valor pago caso haja alguma reviravolta do caso na justiça. Ou seja, ela está pagando mas ainda tem esperança de reaver o dinheiro. Isto porque, de fato, diversas patentes envolvidas na disputa continuam sendo avaliadas pela justiça — especialmente a ‘915, referente à função de pinçar para aproximar (pinch-to-zoom) na tela.

Apesar desse “detalhe”, o meu entendimento é que a Samsung está finalmente se dando por vencida nessa batalha. Se ela realmente achasse que ainda tinha força para ganhar da Apple, não concordaria em já fazer esse pagamento de mais de meio bilhão de dólares. Veremos…

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários

19 comments

  1. Vamos discutir a necessidade de uma lei que proteja a propriedade intelectual de uma coisa que, ao meu ver, é tão obvia como o pinch-to-zoom. Uma dúvida, se vc tem a patente sobre algo muito foda vc vai ficar a vida toda ganhando dinheiro pros outros fazerem isso, ou é tipo, só enquanto vc faz aquilo, pq soa meio injusto, tipo patentear o ‘uso da madeira’ ai 1000 anos depois tem alguém recebendo por aquilo que não tem nem mais a ver com quem criou..

  2. É preciso lembrar que estamos falando do sistema de patentes americano, que é considerado extremamente quebrado. Uma idéia tão simples em geral não pode ser patenteada no sistema de outros países, a não ser quando envolve um avanço tecnológico ou técnica considerável necessária para sua implementação.

  3. Não estou a levantar bandeira, mas se você acha que a Samsung está dando-se por vencida, porque a Apple não aceita o acordo que a Samsung propôs? Será que a Apple então não tem segurança e certeza nas suas afirmações? Apenas um comentário, dispenso brigas por causa de marcas, sou usuário assíduo da Apple. Abraços.

  4. Justamente o contrário. A Apple não aceita porque acha que pode ganhar mais. Se a Apple não tivesse segurança aceitaria qualquer ninharia da Samsung e daria o negócio por encerrado. Se não me engano o valor da disputa é 1 bi de obamas.

  5. Talvez a Samsung não esteja fazendo isso simplesmente porque acha que vai perder. Pode ser que ela esteja de olho no que a eliminação dessa “pendência” pode trazer a ela em preço de ações, avaliação de mercado, etc.

  6. Esses sistemas de patentes chegam a ser uma piada. Não lembram quando o Japão patenteou o nome Açaí, que além de ser um produto tipicamente brasileiro ainda é nomeado por indígenas brasileiros. Patentes tem validade limitada, mas tb acho sacanagem patentetear coisas óbvias, e olhe que sou inventor tb.

  7. Entendi, então ao que me parece, tudo depende do ponto de vista, tanto isso pode parecer um medo, como não. Mas quanto à isso nós não sabemos qual o da Apple. Espero que dê tudo certo para a Apple. Se ela tiver razão é claro. Abraços.

  8. cuidado apple asus e intel tão chegando ai!!!!
    cobram muito por um produto tecnicamente inferior a concorrência

  9. A samsung fez isso com tantas empresas. Algumas até entraram em falência, mas pegou estragado com a Apple. Se está infringindo a lei, eu acho que tem que pagar, não importa a empresa.

    Se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só de malandragem.

Deixe uma resposta