Hoje em dia, o mercado mobile é uma das maiores fontes de renda no mundo da tecnologia, em vários sentidos. A Microsoft, porém, não teve muita sorte no ramo: o finado Windows Phone sucumbiu à concorrência do Android e do iOS, e a empresa desde então segue tentando faturar algum lucro advindo de softwares móveis.
De acordo com o The Information, a criadora do Windows está planejando criar um “superaplicativo” que englobaria diversas áreas, como compras, mensagem, busca na internet e notícias. Seria uma forma de ocupar o espaço mobile, já que a empresa não tem uma loja de apps e também de promover o seu motor de busca, o Bing.
Esse app seguiria o modelo, por exemplo, do WeChat, muito utilizado na China. Lá, ele é não apenas uma maneira de trocar mensagens, mas também uma rede social mais ampla e, ainda, um sistema de pagamento bastante importante para a sociedade chinesa.
Vale lembrar que o Bing, da Microsoft, já foi o mecanismo de busca padrão do iOS há muito tempo, mas foi substituído pelo Google — com um contrato anual bilionário —, ainda que a Microsoft ainda tente reverter a mudança. Esse acordo está sendo investigado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sob a suspeita de concorrência desleal.
Ainda não se sabe quando ou mesmo se esse app realmente verá a luz do dia. O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Microsoft, Satya Nadella, ainda está analisando como pode fazer com que o Bing trabalhe melhor em conjunto com os outros produtos da empresa, de modo a torná-lo mais competitivo, já que atualmente ele está em desvantagem em relação à concorrência.
Existem, já há algum tempo, rumores de que a Apple estaria trabalhando em um motor de busca próprio, campo no qual a empresa não tem atuação. Questões de privacidade e de dificuldades em fazer um novo mecanismo de busca, porém, postergam esse possível lançamento, o qual ainda estaria a pelo menos quatro anos distante.
Sigamos acompanhando!
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.