O melhor pedaço da Maçã.

iOS e iPadOS poderão ganhar recursos de IA generativa já em 2024

Adrian Tusar / Shutterstock.com
Ícones do AppleGPT e do ChatGPT em um iPhone

O analista Jeff Pu, da Haitong International Securities, disse nesta semana em uma carta para investidores que a Apple estaria se preparando para introduzir recursos de inteligência artificial (IA) generativa, tal como o famoso ChatGPT, no iOS/iPadOS já no fim de 2024. As informações vêm do MacRumors.

Publicidade

Segundo Pu, a Apple começará a construir servidores focados em IA ainda este ano, com muito mais planejados para 2024. A empresa, porém, está adotando uma abordagem diferente do resto do mercado, a qual visa conciliar recursos processados nos próprios dispositivos dos usuários com recursos baseados em nuvem, de modo a maximizar a sua privacidade.

Caso tudo ocorra como o planejado, é possível que vejamos recursos de IA generativa serem adicionados ao iPhone/iPad já no ciclo de atualizações do iOS/iPadOS 18, o qual deverá ser lançado em meados de setembro de 2024. Ainda não está claro, entretanto, quais seriam as aplicações desse tipo de tecnologia nesses sistemas operacionais — embora a Siri seja uma forte candidata.

De acordo com uma reportagem do The Information publicada no mês passado, a Maçã pretende usar esse tipo de tecnologia, entre outras coisas, para permitir que usuários criem automações mais complexas em seus smartphones e tablets — o que implicaria em uma integração mais profunda com o aplicativo Atalhos (Shortcuts). Ainda segundo o veículo, a empresa tem trabalhado discretamente nesse tipo de tecnologia pelos últimos quatro anos e investido “milhões de dólares por dia” no seu desenvolvimento.

Publicidade

A informação compartilhada por Pu, vale notar, contraria outra previsão do também analista Ming-Chi Kuo, o qual disse em agosto que a Apple estava “significativamente atrás de seus concorrentes” quando o assunto é IA generativa. Por isso, ele considerou o lançamento de qualquer recurso do tipo em 2024 como “improvável”.

Resta-nos continuar de olho em tudo isso…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pixel Pals ganha widget interativo que lhe ajuda a aprender novos idiomas

Próx. Post

Apple estaria desenvolvendo iPad Air com tela LCD de 12,9″

Posts Relacionados