O melhor pedaço da Maçã.

Apple disponibiliza gratuitamente versões beta de seus sistemas

Versões beta dos sistemas operacionais da Apple (2023)

Se você já acompanha a Apple há muitos anos, deve saber que as versões beta dos sistemas operacionais são liberadas primeiramente aos desenvolvedores registrados no Apple Developer Program, que custa US$99/ano.

Publicidade

Em um gesto bastante inesperado, porém, a Maçã está liberando o acesso às versões de testes do iOS 17, do iPadOS 17, do macOS Sonoma 14, do watchOS 10 e do tvOS 17 — cujas primeiras versões beta foram liberadas ontem — para qualquer usuário que tenha um ID Apple!

Já até haviam começado a pipocar alguns rumores de que isso poderia ser possível, mas a coisa parece estar agora de fato acontecendo. Isso pode ser observado na página de comparação dos planos no portal Apple Developer, como notado pelo perfil iSoftware Updates no Twitter:

A Apple disponibilizou oficialmente as [versões] beta para desenvolvedores gratuitamente. Você só precisa entrar com qualquer ID Apple aqui developer.apple.com/account/

Trata-se de uma mudança bem grande por parte da empresa, ainda mais se considerarmos que ela já disponibilizava versões beta públicas dos sistemas de forma gratuita, exigindo apenas (também) um ID Apple. Obviamente, quem ainda pensa em distribuir aplicativos na App Store precisará pagar a tradicional taxa anual para a empresa.

É sempre bom lembrar, porém, dos possíveis riscos desse prática — ainda assim, alguém vai encarar instalar essas versões nos seus dispositivos principais já neste começo?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 17: app Atalhos terá novo design e ficará mais fácil de usar

Próx. Post

Safari 17 ganha Spatial Web e WebXR para o Vision Pro

Posts Relacionados