Usuários de iPhones 4s processam a Apple por conta do desempenho do iOS 9 nos aparelhos

Sempre que uma nova versão do iOS é lançada, alguns usuários de iPhones mais antigos reclamam que a Apple deixou seus aparelhos mais lentos de propósito, para forçar a compra de um modelo mais novo. A discussão é antiga e, da mesma forma que existem por aí exemplos de que tudo fica mesmo mais lento1, há outros provando que a diferença é praticamente imperceptível2.

Todavia, junto de outros usuários (mais de 100, no total), Chaim Lerman não quis saber de conversa e resolveu processar a Apple. A ação coletiva basicamente diz que a Maçã fez propaganda enganosa ao divulgar que o iOS 9 é compatível com aparelhos antigos, como iPhones 4s. A queixa deles é que o iOS interfere significativamente no desempenho do 4s e, como a Apple não permite o downgrade para versões mais antigas do sistema operacional, eles são forçados a escolher entre um “dispositivo inoperável” (lento para abrir apps, touchscreen sem resposta em vários momentos, congelamentos, etc.) ou gastar centenas de dólares em um novo aparelho.

Ainda que a Apple tenha realizado testes internos e tudo mais, Lerman afirma que a empresa estava bem ciente do impacto negativo do iOS 9 sobre as funcionalidades do iPhone 4s. Apesar disso, a Maçã saiu por aí promovendo o desempenho do sistema operacional como mais rápido, seguro, que oferece uma maior duração da bateria e outras características atraentes sem alertar aos proprietários de hardwares mais antigos (especificamente donos de iPhones 4s) sobre esses possíveis problemas de compatibilidade.

Por conta disso tudo, a ação coletiva está buscando danos de US$5 milhões — com uma opção que poderia triplicar esse valor.

A prova de que a história sempre se repete está aqui: um processo aberto em 2010 por uma usuária de iPhone 3G que ficou insatisfeita com o desempenho do iOS 4. Veremos no que isso vai dar.

[via AppleInsider]

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