O melhor pedaço da Maçã.
Chip A12 Bionic, da Apple

Apple contrata arquiteto destacado da ARM, reacendendo rumores de abandono dos chips Intel

De uns tempos para cá, os rumores sobre a transição da Apple para chips próprios com arquitetura ARM nos Macs deram uma esfriada — não por uma suposta desistência da Maçã, mas pelo simples fato de que nenhuma nova informação relevante tinha saído dos porões de Cupertino. Agora, as máquinas podem voltar a funcionar: uma contratação de peso sugere que os planos da Apple para abandonar a Intel estão, de fato, a todo vapor.

Publicidade

Como notou o MacRumors, a Apple contratou recentemente um talento notável da ARM: trata-se de Mike Filippo, que atuou na empresa britânica de microchips pelos últimos dez anos como líder da equipe de arquitetura de CPU e sistemas.

Antes da década na ARM, o profissional já tinha desempenhado um cargo similar na Intel entre 2004 e 2009; antes disso, ele trabalhou como projetista de chips na AMD entre 1996 e 2004. Ou seja, a Apple está trazendo para a sua seara um talento com 25 anos de experiência no desenvolvimento de chips ARM, o que é um bom sinal para os planos de transição da empresa — especialmente após a saída do diretor sênior de arquitetura de plataformas, Gerard Williams III, no início do ano.

Embora a página de Filippo no LinkedIn mostre seu cargo na ARM como corrente (junto à sua nova posição de arquiteto na Apple), a Bloomberg confirmou com a empresa britânica que o profissional deixou a companhia recentemente. A matéria sugere, também, que a chegada de Filippo a Cupertino pode, de fato, ajudar a acelerar os planos da Maçã em criar chips ARM para Macs.

Juntando a novidade às notícias do ano passado, de que a ARM promete superar os chips da Intel em performance num futuro próximo, os prospectos são muito positivos. Fica a torcida, apenas, para que a Apple faça a transição mais lenta, gradual e segura possível — o Projeto Catalyst é um sinal de que as coisas se darão com mais estabilidade que no último evento do tipo, mas teremos de aguardar para ver.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Siri é um dos principais focos da expansão da Apple em Seattle

Próx. Post

Apple TV poderá cair para último lugar entre dispositivos de streaming em breve

Posts Relacionados