O melhor pedaço da Maçã.

Será que a Apple está usando a linguagem Swift no código do iOS?

A Apple vem promovendo bastante a Swift, nova linguagem da empresa que foi apresentada na WWDC de 2014 e que há pouco tempo teve o seu código aberto. É inegável que ela está bastante popular entre desenvolvedores, mas como será que está o seu uso internamente?

Publicidade

Recentemente, Craig Federighi foi entrevistado por John Gruber e o bate-papo foi todo sobre a Swift. O chefão do iOS e do OS X falou um pouco sobre a adoção interna da linguagem, dizendo que alguns grupos preferem utilizá-la em seus projetos, mesmo sabendo que a Swift ainda está no começo da sua vida e que ainda tem muito a evoluir.

Swift

Pois o desenvolvedor Ryan Olson resolveu investigar o código do iOS 9.2 para ver o que a Apple utilizou de Swift nele. O veredito? Acredite ou não, apenas o app Calculadora1Ainda que não seja todo em Swift, apenas 2 das 22 classes são escritas em Objective-C. já é escrito na nova linguagem.

Durante a sessão Platforms State of the Union, na WWDC 2014, Andreas Wendker (vice-presidente de engenharia de software da Apple) disse:

Publicidade

Então, nós estamos, como vocês provavelmente podem imaginar, muito, muito animados com a Swift. Achamos que ela vai se tornar rapidamente a linguagem de programação de escolha para o nosso próprio código, assim como para os seus apps.

[…] Esta tarde estamos atualizando o aplicativo WWDC, o app que vocês estão usando para se locomover aqui na conferência, com uma versão que usa Swift. Então, essa linguagem está pronta para você usar. É real.

Pois Olson fuçou o app WWDC e descobriu que apenas 6 das 281 classes são escritas em Swift. O aplicativo Apple Store é outro que utiliza a linguagem Swift (para o aplicativo que roda no Apple Watch). Mas é basicamente isso o que temos de Swift no iOS, ao menos até agora — teremos que ver se o iOS 10, que tem tudo para ser apresentado na WWDC deste ano, terá mais novidades nesse sentido.

Não fizemos este artigo com o intuito de detonar a Swift. Os benefícios de utilizar a nova linguagem da Apple já foram amplamente discutidos aqui no site — e o lado negativo também, afinal, é uma linguagem que ainda precisa amadurecer. O que impressiona, aqui, é a velocidade com que a Apple está adotando a sua própria linguagem no iOS (atualmente o principal sistema operacional da empresa, ao menos em número de usuários).

Publicidade

Obviamente não é algo simples “virar a chave” e fazer com que, de uma hora para outra, todos os desenvolvedores/programadores/engenheiros de software da empresa passem a adotar a Swift como linguagem única. Mas ver que apenas os aplicativos Calculadora, WWDC e Apple Store utilizam a linguagem foi um pouco chocante.

Olson, porém, deixou claro que a sua pesquisa envolveu apenas o iOS; em resposta ao post dele no Medium, muitos falaram que o Dock do OS X, por exemplo, já tem muita coisa em Swift. É bem possível que exista muita coisa no OS X, no watchOS e no tvOS escrita em Swift, mas como disse, o iOS não deixa de ser o sistema prioritário hoje dentro da Maçã pelo que o iPhone representa para a companhia.

[via 9to5Mac]

Notas de rodapé

  • 1
    Ainda que não seja todo em Swift, apenas 2 das 22 classes são escritas em Objective-C.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Prizmo, Airmail, LinkedIn, Instapaper e mais!

Próx. Post

Apple consegue banir as vendas de alguns aparelhos da Samsung nos EUA

Posts Relacionados