Muitos de vocês podem não lembrar, mas meses antes de ser comprado pelo Facebook, o WhatsApp adotou um modelo de assinatura no iOS e passou a cobrar US$1/ano pelo uso do serviço.
O porém é que, felizmente, quem já usava o WhatsApp até então ganhou “contas gratuitas vitalícias”. E estamos falando de meados de 2013, ou seja, o comunicador já era utilizado por milhões e milhões de pessoas — especialmente no Brasil. É por isso que é difícil achar alguém que de fato pague esse US$1 anual por ele.
Mas a partir de agora essa taxa será oficialmente extinta. O Facebook afirma que esse modelo não foi muito bem aceito, até porque há muita gente no mundo sem um cartão de crédito capaz de pagar o valor e continuar usando o WhatsApp.
A fim de ajustar o seu modelo de negócios, o WhatsApp investirá agora em ferramentas mais focadas em negócios e organizações que querem utilizar o comunicador para se relacionar com seus clientes/usuários — tal como nós fazemos na MM Store. Eles garantem que não levarão publicidade ao WhatsApp e que essa novidade não funcionará como spam; usuários só se conectarão com quem realmente quiserem.
Veremos…
[via Re/code]