O melhor pedaço da Maçã.

Dica: Flash Player pode ser o principal vilão de mau desempenho do OS X Lion

Ícone do Adobe Flash Player

Sempre que uma nova versão do OS X Lion chega à Atualização de Software (Software Update) — a última foi a 10.7.4 —, nos deparamos com algumas dezenas de comentários falando mal do desempenho do sistema operacional da Apple e da incrível capacidade do Safari de devorar RAM (Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório).

Publicidade

O meu MacBook Pro (15 polegadas, Mid 2009) estava sofrível, e eu mal conseguia navegar, escrever um email ou até mesmo colocar uma música para tocar no iTunes sem uma queda no desempenho e na velocidade de resposta do sistema, quando o Safari ficava aberto por um longo período. Bastou abrir o Monitor de Atividade (Activity Monitor), localizado em Aplicativos » Utilitários (Applications » Utilities), para perceber que o principal vilão dessa história era mesmo a dupla Safari/Flash Player. Exatamente por isso, resolvi apagar o plugin da Adobe de uma vez por todas da minha máquina.

Lion + Safari + Flash = #FAIL

Sinceramente, não sei de quem é a culpa: da Adobe, responsável pelo desenvolvimento do plugin, ou da Apple, que já foi acusada pela gigante de softwares de não colaborar com o desenvolvimento do player. Mas o fato é que o desempenho do meu Mac melhorou 100% após a remoção do Flash. É claro que ele faz falta, já que diversos vídeos e conteúdos espalhados pela internet o utilizam, mas a verdade é que a migração para tecnologias como HTML5 já está muito adiantada, com a participação ativa da Adobe — ela descontinuou o Flash Player para dispositivos móveis e já até mesmo criou uma ferramenta de conversão de arquivos Flash para HTML5.

Publicidade

Portanto, se você está enfrentando muitos problemas com o trio Lion + Safari + Flash, sugiro apagar o plugin da sua máquina — para isso, basta ir em Aplicativos » Utilitários; o desinstalador do Flash estará lá. Caso você queira muito ver um conteúdo baseado em Flash, vale a pena utilizar o Google Chrome, já que o navegador possui o plugin embarcado — sempre atualizado, diga-se. Mas se você ama o Safari e não quer abrir mão dele, sugiro então manter o Flash Player instalado, utilizando também uma extensão como a ClickToFlash, a qual bloqueia o conteúdo em Flash — caso queira visualizá-lo, basta clicar em cima do banner/aviso.

Espero, de verdade, que esse tipo de problema seja solucionado com a chegada do OS X Mountain Lion e do Safari 5.2.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Kaspersky Lab quer desenvolver antivírus para iOS, mas Apple não deixa

Próx. Post

John Gruber tece alguns comentários sobre um iPhone com tela mais alta, de 4 polegadas

Posts Relacionados