O melhor pedaço da Maçã.

Órgãos aconselham WhatsApp a adiar nova política de privacidade

BongkarnGraphic / Shutterstock.com
WhatsApp

Em nota conjunta, o Ministério Público Federal (MPF), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) aconselharam ao WhatsApp o adiamento do início da sua nova política de privacidade, prevista para entrar em vigor no dia 15 de maio.

Publicidade

O pedido vem alguns meses depois de o WhatsApp anunciar as mudanças em seus termos, que autorizam o compartilhamento de dados dos seus usuários com o Facebook. Porém, vale lembrar que essa não é a primeira vez que órgãos públicos tentam conter o avanço dos novos termos.

No ofício encaminhado aos representantes legais do WhatsApp, os órgãos reguladores recomendam que o WhatsApp adie novamente — sim, a data já foi adiada uma vez — o início da sua nova política de privacidade e repense a restrição de usuários ao aplicativo, caso não aceitem as novas regras.

Ainda segundo as entidades governamentais, os novos termos do WhatsApp não contêm “informações claras e precisas sobre que dados dos consumidores serão tratados”, nem sobre “a finalidade das operações de tratamento que serão realizadas”.

Publicidade

De acordo com o Cade, a Senacon, a ANPD e o MPF, a nova política de privacidade do WhatsApp pode representar violações aos direitos dos seus usuários e seus dados.

O WhatsApp afirmou, por meio de uma nota, que “passou os últimos meses fornecendo mais informações sobre essa atualização para todos os usuários ao redor do mundo” e que “a maioria das pessoas notificadas aceitou a atualização”. Ainda assim, a empresa afirmou que “aqueles que ainda não tiveram a chance de aceitar a atualização não terão suas contas apagadas ou perderão a funcionalidade no dia 15 de maio” — o que, na prática, não é o que acontecerá.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.6.77 (214.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Desculpe, app não encontrado.

via TILT

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #423: Apple vs. Epic, Pagamentos no WhatsApp, Apple Watch com medidor de glicose e muito mais!

Próx. Post

Oferta: MacBooks Air (M1) com 31% de desconto!

Posts Relacionados