Há quase um ano, a Apple conseguiu uma proeza: com alguns poucos modelos de iPhones à venda (normalmente o mais atual e 1-2 gerações anteriores), ela conseguiu vender o mesmo número de smartphones que a Samsung no último trimestre de 2014.
No trimestre seguinte vimos que a Samsung já tinha conseguido retomar a liderança, e agora temos um panorama geral de 2015 que mostra a sul-coreana bem à frente da Maçã.
Segundo dados obtidos pela Strategy Analytics, a Samsung teria vendido 81,3 milhões de smartphones no último trimestre de 2015 — contra os 74,8 milhões de iPhones anunciados pela Apple. Em market share, estamos falando de uma diferença de 20,8% contra 18,5%.
No total do ano, a diferença entre as duas foi ainda maior: a Samsung totalizou 319,7 milhões de unidades vendidas contra 231,5 milhões da Apple, ou respectivamente 22,2% e 16,1% em market share. Atrás delas vêm Huawei (7,4%), Lenovo-Motorola (5,1%) e Xiaomi (5,0%). O mercado como um todo cresceu 12% em um ano, chegando a 1,44 bilhão de smartphones.
A International Data Corporation (IDC) também publicou uma pesquisa similar ainda ontem. Os números entre elas variam um pouco (ela cita um market share global em 2015 de 22,7% para a Samsung e de 16,2% para a Apple, por exemplo), mas no geral o panorama é o mesmo.
[via MacRumors]