“Clicada com iPhone”: internet não perdoa foto borrada de Tim Cook [atualizado]

Se tem algo com que a Apple se preocupa em cada uma das gerações do iPhone é câmera do aparelho. Em todas as keynotes os executivos fazem questão de ressaltar as melhoras/novidades relacionadas a ela, assim como muitas das campanhas para divulgar o aparelho em si focam em sua qualidade. Mas parece que, no dia-a-dia, os executivos da Apple gostam de “jogar contra” tudo isso.

O primeiro foi Eddy Cue:

https://twitter.com/cue/status/643842210165866496/

Cerca de uma semana após a apresentação do iPhone 6s, Cue soltou o tweet acima que, é claro, gerou críticas. O iPhone 6s foi o primeiro aparelho da Apple que trouxe um grande upgrade na câmera frontal (FaceTime), pulando de 1,2MP para 5MP e trazendo diversas outras melhorias (como flash frontal).

Mas por conta da foto ruim/borrada, muitos trataram de questionar a qualidade da câmera frontal do aparelho antes de terem a possibilidade de colocar as mãos e realizarem seus próprios testes.

Pois agora chegou a vez de Tim Cook:

Tweet de Tim Cook

Captura do tweet apagado.

Cook é fã de futebol americano e muito provavelmente se beneficiando do fato de a Apple ser uma das patrocinadoras do comitê de realização da 50ª edição do Super Bowl, teve acesso ao campo logo após a vitória dos Denver Broncos. Ele então soltou o tweet acima.

Não preciso falar nada da foto, né? A gente sabe que a câmera do iPhone não é muito boa para tirar fotos em ambientes com pouca iluminação. Na verdade isso acontece com várias câmeras, mas alguns aparelhos de outras fabricantes já contam com uma abertura maior (o Samsung Galaxy S6, por exemplo, tem uma ƒ/1.9) do que a do aparelho da Apple (ƒ/2.2), o que ajuda nessa tarefa.

Além de estar num ambiente com pouca iluminação, Cook muito provavelmente estava andando/se mexendo na hora da foto, o que interferiu bastante no resultado da imagem. É bem possível que ele estivesse com um 6s, e não um 6s Plus, que conta com estabilização óptica de imagem — isso não quer dizer, porém, que a foto sairia “perfeita” com um 6s Plus.

https://twitter.com/andykoh_/status/696574550193135616/

Por conta da piada, o usuário @andykoh_ foi bloqueado por Cook.

Resumindo: bastou o CEO da Apple soltar o tweet para começarem as piadas — como esta acima, que faz referência à campanha “Clicada com iPhone 6s”.

O The Verge saiu em defesa de Cook — inclusive ironizando um brasileiro —, brincando com o fato de que “ninguém publica fotos ruins em redes sociais”. Eles não deixam de ter razão. A diferença é que nem eu nem você somos “porta-vozes” da empresa que vende o smartphone com a câmera mais utilizada do mundo.

Atualização · 09/02/2016 às 23:13

Provavelmente cansado das brincadeiras, Cook resolveu apagar o tweet em questão, conforme informou o The Verge.

A verdade é que Cook nem deve ter “revisado” a foto antes de publicar por conta do calor do momento ou simplesmente não achou que uma foto mal tirada fosse gerar todo esse burburinho. Mas, como eu disse, ele é o CEO da Apple e (infelizmente) não pode se dar esse luxo.

Talvez apagar a foto não tenha sido também a melhor estratégia. Nesse ponto, eu concordo com o The Verge ao dizer que ele poderia deixar tudo se acalmar por conta própria e até mesmo brincar com o episódio na próxima keynote da Apple (na qual a empresa deverá apresentar o “iPhone 5se”).

Posts relacionados

Comentários

69 comments

  1. Para bons cliques tb é necessario um bom fotografo. Eu jamais postaria uma foto tremida assim nem estando bebado. Deu margem pra gozação! Pessoal não perdoa!

  2. A câmera do iPhone sabidamente não é ótima em ambientes de baixa luminosidade, mas ainda assim ela é melhor do que MUITAS com a mesma quantidade de megapixels, isso é fato. Sempre que vou à alguma loja que tenham celulares expostos eu comparo, e a câmera do meu iPhone 6 é melhor que a da maioria, mesmo com mais megapixels, inclusive que a dos Xperia Z (1,2,3), que se gabam dos seus “21,7mp”, não entendo como isso é possível, mas a câmera dos Xperia é uma droga. Uma câmera que eu notei grande superioridade em relação à do iPhone foi a do LG G3, notavelmente melhor…

  3. Nossa, exagerou bastante. Da pra tirar ótimas fotos com iPhone. Já Sandwich do McDonalds igual ao das fotos não existe.

  4. Não sei se fiz por me entender errado ou foi interpretação equivocada.
    Eu falei que o estardalhaço que fazem com o Tim é um grande ‘mimimi’, pois sabemos que existem vários fatores externos que tiram a promessa gerada do produto, por meio da publicidade. No caso da câmera, ele poderia estar em movimento demasiado, etc. ão podemos julgar por isso.
    Antes eu andava com uma Canon T3i para fotos aleatórias e vídeos da web. Deixei de lado quando passei a usar o iPhone 6s.

  5. Provavelmente a conta não é administrada pelo próprio Tim Cook. Ele teria levado na esportiva, eu acho. Bloquear dá mais visibilidade.

  6. Exatamente o que eu ia dizer. Assim como no uso de carros e computadores, os maiores problemas da fotografia são do usuário.

  7. Errou feio. Errou rude! Se não tem uma boa foto não publique. Palavras conseguiriam expressar melhor o momento do que aquela foto.

  8. Ah… A foto foi tirada em um momento de descontração. O cara nitidamente gosta de esportes… o time dele ganhou… no calor do momento, quis dividir a alegria com os amigos.

    O twitter dele parece ser um misto de propaganda de coisas da Apple com coisas um pouco mais pessoais. Não acho realmente que uma foto isolada vá pôr em xeque a qualidade das câmeras do iPhone (que são meio que consenso), mesmo porque para esta foto tremida há uma série de outras boas.

    O que me parece é que esse tipo de postura (a zoeira e a crítica com tudo) que parece ser lugar comum em redes sociais vai é acabar tirando a espontaneidade das pessoas.

  9. Em quesito câmera os lumia são imbatíveis. Antes de ter um iPhone 6s tive um lumia 930 e posso dizer que a câmera dele era melhor do que a do iPhone

  10. Ele estava num ambiente que era palco de uma transmissão de futebol. Muito provavelmente ali não era um ambiente de baixa luminosidade (qualquer estádio, principalmente nos EUA, existe um padrão de luminosidade em cada metro quadrado, justamente por causa das transmissões e fotógrafos ) e SIM! A câmera do iPhone 6s Plus está MUITO inferior comparado ao iPhone 6 Plus. Infelizmente.

  11. Mano. Olhei isso agora. O cara treme bastante mesmo. Será q ele tem alguma doença? Fiquei perplexo agora! rs

  12. Fui numa Samsung Store, à procura de um S6, para experimentar à câmera, e ela é realmente muuuuito boa. Só que o fato de ele ter engasgado logo quando toquei na parte dos aplicativos, me desanimou muito.

  13. Ah Eduardo, não acredito que o CEO da Apple passe por tais nervosismos. Mesmo assim, esse tremor não é tão incomum na idade dele e, nem por isso, condiz com alguma doença.

  14. Só fiquei curioso mesmo, pois as mãos dele tremeram bastante no vídeo. Mas pode ser qualquer outra coisa q não doença. Enfim, espero q ele esteja bem.

  15. Engano seu, já testei a linha Xperia Z e as câmeras são ótimas, assim como o software de câmera da Sony, tanto que a linha Xperia esta sempre em primeiro lugar nas avaliações de câmeras em smartphones. Não é pra menos, Sony fabrica as câmeras para a maioria dos aparelhos hj em dia, incluindo da Apple.

  16. A Samsung poderia ser superior a Apple, pois tem um ótimo produto, melhor câmera, mas esculacha o sistema Android com sua TouchWiz, infelizmente.

  17. Pois eu discordo parcialmente. Eu nunca tive um da linha Z, porém tive um Xperia SP alguns anos atrás, com câmera de 8mp, além dos diversos problemas, a câmera nao focalizava nunca, tinha que ficar segurando o celular por muito tempo, ajustando um monte de opção, e qualquer movimento mínimo saía tremida a foto, fora as várias vezes em que a foto só saía quando eu já tinha abaixado o celular, e em ambientes levemente mal iluminados a foto saía toda fragmentada, nunca tive esses problemas nem no iPhone 5, era sacar do bolso e fotografar sem frecura, no máximo ajustava a exposição e só. Como eu disse, os da linha Z eu nunca tive, mas em todas as lojas em que estive e pude comparar, achei igual ou pior que a câmera do meu iPhone 6, apontava pra coisas escritas longe e lia melhor no iPhone, achei inaceitável. É provavel que com os ajustes e iluminação certos, a do Xperia seja muito superior, mas a falta de praticidade da câmera matou a usabilidade, eu nao sou fotógrafo pra perder minutos ajustando as opções de uma câmera, e as de smartphones devem ser rápidas e praticas para capturar o momento, e nisso penso que a Sony peca gravemente. Sei que a Sony é uma grande fabricante de câmeras, por isso não compreendo. Minha única reclamação quanto à câmera dos iPhones (acho que seria o software provavelmente) é que por algum motivo não dá pra fotografar em widescreen, quando tenho que fotografar um carro mais de perto, ele não cabe na foto, isso me deixa possesso… Mas de qualquer forma, de uma coisa estou certo, por mais que sejam os Smartphones mais lindos depois dos iPhones, eu não compro da Sony nunca mais, não só pela câmera.

  18. No lugar dele eu estaria tremendo bem mais hahHaha… Eu vi outro dia um discurso em alguma universidade também, porém do Steve Jobs, se ele deu alguma engasgada foi coisa mínima, mas claro que ele era um caso excepcional, não notei nervosismo algum…

  19. Como isso é possível? Não escreveu errado não? A do 6s plus PIOR que a do 6 plus? Assim eu perco a fé…

  20. Ele teria sido imensamente mais esperto se tivesse postado uma foto enquanto ainda era dia. Certeza que a foto iria ficar perfeita hahahaha

  21. Está certo. O foco do iPhone 6s Plus é pior comparado ao 6 Plus. Eu tive os dois, e ainda continuo com o 6s Plus. Fotografia não se resume a megapixel.

  22. é o que megapixel tem a ver com qualidade da foto? tem gente que não entende nada e quer defender uma burrada do dono da sua empresa favorita

  23. kkkkkkkkkkkkk

    chega a ser engraçado o povo tentando defender uma burrada do TIM, errou e acabou, todos erram, ninguém é perfeito, muito menos o iPhone.

    e não, o sanduíche do MC Donakd deve ser igual ao da foto, vc paga por isso e não tem letras minúsculas, se não estiver satisfeito, reclame.

  24. O Xperia SP era um bom aparelho, quase comprei um na época, mas devia sim em câmera. Megapixels não definem a qualidade da câmera, agora a união de megapixels (hardware) com um bom app (software) sim. Me refiro a linha Z da Sony, estes sim tops de linha em câmera e funções, aliás, a maior parte dos aparelhos Android Top é superior no quesito câmera em relação ao iPhone, nem preciso dizer sobre funções do sistema Android e serviços do Google, mestre nisso!!! Quanto a beleza, discordo em partes de vc, achava o iPhone muito bonito até a versão 5S, da 6 em diante não curto, principalmente devido aquelas listras e câmera protuberante, a meu ver estragaram o design do aparelho.

  25. Bem feito, tomara que com isso faça uma câmera pro próximo iPhone que realmente seja boa e não esses lixos que vão melhorando de pouquinho em pouquinho de propósito.

  26. Leia bem o que eu escrevi. Em nenhum momento eu defendi a foto do Tim Cook ou disse que o único critério de qualidade da câmera é a quantidade de megapixels, eu nem mencionei isso nesse meu comentário, o assunto era como a câmera do iPhone de modo geral é boa, mas não disse que é à prova de fotos tremidas, apesar de comigo acontecer pouco.

  27. A única coisa que eu gostava mesmo no SP era a barra de luz, nenhum aparelho da Sony teve uma luz tão bonita e útil, apesar de que eu tive que comprar um app pra poder comfigurá-la do meu gosto, podendo associar uma velocidade de intermitência e cor à cada contato (podendo definir exatamente a cor, e não apenas as pre definidas), e dava pra enxergar a luz sem tirar ele do bolso, era só dar uma olhada. Afinal, se for pra tirar do bolso, de que serve a luz? Só pra deixar em cima da mesa, o que não me seria útil. Mas o desempenho deixava à desejar. Além de resetar esporadicamente, ele ficava quente no meu bolso sem usar nada, sem nenhum app aberto, e mesmo que deixasse ele em repouso, a bateria se consumia consideravelmente, o iPhone 6 se eu deixo sem uso, a bateria dura dois dias… Concordo que a partir do 5s deixou de ser tão bonito, mas as linhas do 6 nao me incomodam muito, só acho que elas não deveriam circular as bordas, mas sem as linhas que cortam as extremidades acho que ficaria muito simplório. Quanto às câmeras, sei que a quantidade de megapixels não é o único fator que aponta a qualidade de uma câmera, mas é a especificação que os fabricantes divulgam ao grande público e a mais amplamente conhecida, e por mais que não seja a mais importante, acho absurdo que uma câmera de 8 possa ser comparada à uma de 20,7.

  28. O problema que eu tive recentemente foi quando atualizei o iOS, meu touch id ficou muito instável, raramente funcionava (iPhone 6 também). Apaguei as digitais salvas, pra cadastrar de novo foi um sufoco, quase sempre dava erro, mas depois de um tempo consegui, e de uns dias pra cá parece que normalizou, mas o estranho é que era só na tela de bloqueio e no menu do touch id, pois nos apps terceiros e na app store nao tive problemas, o que me faz pensar que não é problema do hardware… Sei que não tem nada a ver com seu problema da câmera, mas teve algum parecido?

  29. Estranhei pois nunca ouvi falar de um iPhone cuja câmera tivesse regredido em relação ao modelo anterior, inclusive, você é o primeiro que vejo dizer isso, tenho certeza que isso é problema do SEU aparelho, pois em nenhuma análise na internet que eu tenha visto isso foi mencionado, é bom dar uma olhada nisso, quem sabe consiga acionar a garantia… Boa sorte

  30. Verdade, as luzes de notificações do SP eram muito bacanas, sem esquecer o corpo parcialmente em metal!!!Tem razão, hj em dia os megapixels das câmeras e os cores nos processadores são boas propagandas para os leigos. Eu comprei a pouco um Moto X Style, aparelho excelente, rápido, fluído, ótima tela e câmera muito boa. Câmeras nunca foram o forte da Motorola, mas em 2015 ela caprichou, deixei de lado a minha câmera FinePix XP 150 14 MP que não era aquelas coisas e só uso a do smartphone, bem melhor.

  31. Por melhor que seja o celular, quem nunca tirou uma foto borrada antes?? atire a primeira pedra!!!!

  32. Melhor ainda: “Se o Tim Cook tivesse fotografado com uma câmera Love, isto jamais teria acontecido!” KKK
    Esta eu tirei do fundo do baú! Câmera Love era uma câmera descartável, muito vagabunda e que vinha com flash em cima e que fez sucesso no final dos anos 70 e início dos 80. Como só poderia ver a fotografia depois de revelar e ampliar, Tim Cook dificilmente postaria uma fotografia ruim. Já com um iPhone 6s… imediatamente está disponível para o mundo inteiro ver!!!

  33. De fato essa não é da minha época, nunca ouvi falar haHahaha… O que eu sempre via nos filmes e queria ter na infância eram aquelas polaroids (acho que é essa) que saia a fotinha na hora, com uma moldura branca em volta. Penso que as câmeras digitais e principalmente as câmeras presentes nos smartphones são a coisa mais genial dos tempos recentes, é incrível a versatilidade que elas nos dão, sempre que vejo algo que gosto e quero lembrar, tiro uma foto e pronto, refletir sobre isso me faz perceber as vantagens de ter nascido nesta época, em meio a tantas outras desvantagens…

  34. Eu só acho que se me derem a câmera mais tecnológica do mundo, e eu estiver comemorando , como estava no carnaval, muitas ou quase todas das minhas fotos sairão tremidas pq eu estava pulando e não fazendo poses!!! Era uma final de campeonato com direito a título…melhorem!!! Meu 5C tira fotos muito melhores que essa , todo mundo sabe o quanto a câmera do Iphone é boa, é a velha política da zoeira que não leva a nada!!!

  35. Pleno 2016 e nego se preocupa com a qualidade da camera de um celular….
    Quer camera boa pega logo uma dslr full frame….

    Agradece que a porra do telefone de camera e já era….

  36. Se consultar no “São” Google “câmera Love” e clicar em “Imagens”, verás a maravilha tecnológica que era. Tinha “LOVE” escrito de forma nada discreta e um maravilhoso flash em forma de cubo em cima. Uau!

  37. Uma das coisas que a Apple poderia implementar é a escolha de quantos MP gostaríamos de usar, semelhante o Android

Deixe uma resposta