O melhor pedaço da Maçã.

Funcionários ameaçam deixar Apple após volta aos escritórios

SnapASkyline / Shutterstock.com
Apple Park em Cupertino visto de cima, à noite

Na próxima segunda-feira (11/4), é esperado que os funcionários da Apple finalmente voltem aos escritórios da empresa após dois longos anos de trabalho remoto, provocado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Segundo o New York Post, entretanto, alguns colaboradores não estão nada contentes com o retorno — ameaçando, inclusive, deixar a empresa.

Publicidade

Essa situação tem sido uma verdadeira novela para a Apple, que já adiou o retorno aos escritórios mais de uma vez no último ano. Desta vez, a empresa espera que seus funcionários voltem a frequentar suas instalações em um novo sistema híbrido, o qual começaria com apenas um dia de trabalho presencial pelas primeiras três semanas e aumentaria progressivamente para um regime de três dias de trabalho até 23 de maio.

De acordo com o veículo, alguns funcionários estão ameaçando pedir demissão da Apple caso a empresa mantenha os atuais planos de retorno, citando, inclusive, condições de trabalho mais flexíveis em outras empresas, como o Google e a Amazon.

Parte das declarações, retiradas do fórum corporativo Blind, são bastante incisivas e ressaltam, principalmente, questões como o deslocamento até os escritórios.

Publicidade

Eu vou ir para dizer “olá” e conhecer todo mundo, já que nunca os vi desde que comecei, e então irei enviar minha carta de demissão quando chegar em casa. Já sei que não vou conseguir lidar com o transporte e ficar sentado lá por 8 horas.

Parte das mensagens encontradas no fórum são acompanhadas de comentários de outros funcionários da empresa encorajando a atitude e/ou dizendo pretender fazer o mesmo.

Mês passado, no anúncio da última data do retorno ao presencial, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. Tim Cook reconheceu que o plano teria resistência de parte de seus funcionários, mas focou naqueles que estão animados para o “novo normal” ao dizer que a mudança “representa um marco há muito aguardado e um sinal positivo de que poderemos interagir mais fortemente com pessoas que possuem um papel importante”.

Outras Big Techs também já expressaram o desejo de voltar aos escritórios; contudo, vale notar que empresas como o Google passaram a permitir que seus funcionários optem por continuar a trabalhar em casa permanentemente, mesmo que isso implique em cortes no pagamento. Amazon e Meta também adotaram políticas semelhantes.

Publicidade

Enquanto alguns funcionários dizem já estar à procura de novas vagas de trabalho, outros afirmam já estar em fase avançada de negociação com outras companhias.

A Apple ainda não comentou o assunto.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

União Europeia quer aumentar prazo de garantia de eletrônicos

Próx. Post

Apple deverá lançar carregador de 35W com duas portas USB-C

Posts Relacionados