Agora é possível baixar novamente audiolivros (indisponíveis no Brasil) pelo iCloud

Infelizmente nós, brasileiros, ainda não podemos comprar audiolivros nas lojas virtuais da Apple — já nossos leitores de Portugal não têm esse problema.

Aliás, aqui vai um parênteses válido: a Apple está fazendo uma confusão daquelas ao, no Mac, vender audiolivros pela iTunes Store (ou seja, pelo app iTunes)1 e, no iOS, pela iBooks Store, dentro do app iBooks. Por que não vender tudo pela iBooks Store? Afinal, ela também está disponível no OS X embutida no app iBooks. Enfim, o motivo do artigo não é esse… vamos ao que interessa.

Nesta semana, depois de bastante tempo oferecendo essa opção para músicas, vídeos (filmes, videoclipes e séries de TV2), apps e livros, a Apple finalmente está permitindo que donos de audiolivros possam baixar novamente suas compras pelo iCloud. Antes, usuários tinham que necessariamente guardar tudo no iTunes e sincronizar manualmente com seus iGadgets.

Baixado novamente um audiolivro pelo iOS

A forma como isso é feito hoje, porém, não é das mais intuitivas, conforme este artigo de suporte explica. Enquanto para baixar novamente uma música, um app ou um livro basta ir na aba “Comprado(s)” e clicar/tocar no ícone com uma nuvem (referência ao iCloud), quando estamos falando de um audiolivro é preciso abrir o iBooks (iOS) ou o iTunes (OS X), fazer a busca pelo título do audiolivro em questão e selecionar a opção “Audiolivro” para aí, sim, baixar.

Baixado novamente um audiolivro pelo OS X

Quando o assunto são vídeos o modo como tudo acontece também é diferente, conforme podemos ver neste artigo. Porém, conforme mostra o MacRumors, a Apple está trabalhando na questão e reunirá tudo na aba “Comprados” (“Purchased”) do aplicativo iBooks quando o iOS 9.3 for lançado.

Ao menos o recurso agora está disponível para quem compra audiolivros. Vamos torcer para que esse tipo de conteúdo seja lançado aqui no Brasil algum dia — para saber quais conteúdos são vendidos em num determinado país, basta visitar este artigo de suporte. 😊

Posts relacionados

Comentários