MM Responde: iPhone com defeito, o que fazer?

Estamos começando hoje uma nova coluna aqui no site: a MM Responde. A ideia é receber as dúvidas de vocês, nossos leitores, numa coluna (ao menos inicialmente) quinzenal.

A pergunta de hoje é:

O que fazer no caso de um iPhone com defeito ou com a tela quebrada?

Caso o seu produto ainda esteja na garantia e o que tenha acontecido com ele seja um defeito de fábrica, não há dúvida: a melhor opção, se não existe uma Apple Retail Store na sua região, é levá-lo até um Centro de Serviço Autorizado Apple, que geralmente tende a ser mais rápido que o atendimento direto via Apple Brasil.

Mas existe uma opção direta com a Apple? Sim! Ela existe, apesar de não ter muito destaque. A maior vantagem de realizar reparos em autorizadas e com a Apple é manter o seu produto na garantia ou ter a certeza de que as peças instaladas são originais, o que lhe dá segurança no uso do produto. A questão do preço, antes bem diferente, hoje é parecido com as oficinas paralelas e a certeza de que o reparo está sendo feito dentro dos padrões da Maçã e com peças genuínas, ou seja, com menor risco de ocasionar problemas no futuro. Vale o preço.

A tela do meu iPhone trincou, o que fazer?

Para referência, em uma consulta rápida via internet, encontrei duas empresas que realizariam o reparo da tela de um iPhone 6s Plus por R$489-499, sem a garantia de origem das peças, e o aparelho ficaria pronto em cerca de duas horas.

iPhone 6 com a bandeira do Brasil (by MacMagazine)

Há duas opções disponíveis em se tratando de serviço autorizado Apple no Brasil:

1) IR A UM CENTRO DE SERVIÇO AUTORIZADO OU A UMA APPLE RETAIL STORE

Na primeira opção, o valor cobrado pode sofrer variações dos preços sugeridos pela Apple, tendo em vista impostos estaduais (apenas para citar um exemplo). Para se ter uma ideia, com base nos valores de Brasília, as assistências técnicas autorizadas praticam os seguintes valores (não há a opção de troca de tela nas ATs, o que ocorre é a substituição do aparelho por completo):

ModeloAT 1AT 2
iPhone 6sR$ 1.749,00R$ 1.799,00
iPhone 6s PlusR$ 1.949,00R$ 2.099,00

Como vocês podem conferir, há variação de preços entre autorizadas — logo, vale pesquisar. A lista completa delas pode ser encontrada nesta página da Apple Brasil. O prazo médio para a troca é de 15 dias.

2) ENVIAR O SEU APARELHO PRA APPLE BRASIL, VIA CORREIOS

Os valores cobrados pela Apple (neste caso, para a troca da tela em si, já que a empresa *faz* esse serviço) são os seguintes:

Troca de Tela

Se o seu aparelho estiver fora de garantia ou caso o problema tenha sido causado por dano acidental (por exemplo, você derrubou ele na piscina com apenas uma semana de uso), os valores cobrados para a troca do aparelho em si são os seguintes:

Serviço Fora de Garantia

Com estamos falando de uma substituição, mesmo estando completamente quebrado o aparelho ficará com a Apple.

Para realizar o processo com a Apple, basta seguir os seguintes passos:

  1. Ligar para a Apple (0800-761-0867), tendo o número de série ou o IMEI do aparelho.
  2. Abrir uma ordem de serviço.
  3. Informar os dados de um cartão de crédito — ocorrerá a pré-aprovação do valor de substituição do aparelho. Caso ocorra apenas a troca da tela, o restante do valor será devolvido.
  4. Você receberá da Apple, por email, um código de postagem reversa dos Correios, bem como o termo de consentimento de serviço (o envio é pago pela própria empresa, incluindo a embalagem).

Confira o texto sobre serviço fora de garantia da Apple:

Quando estiver configurando um serviço fora da garantia, a Apple solicitará uma pré-autorização do cartão de crédito para a taxa máxima de serviço relacionada acima. Essa quantia será deduzida do seu limite de crédito. A taxa de serviço final que cobraremos será determinada durante o teste e poderá ser menor do que a taxa de serviço relacionada acima.

Determinados danos não estão qualificados para o serviço fora da garantia, incluindo danos irrecuperáveis, como o dispositivo estar quebrado em vários pedaços e inoperabilidade devido a modificações não autorizadas. No entanto, um iPhone que tiver apresentado problema devido a contato com líquido poderá estar qualificado para o serviço fora da garantia.

O seu aparelho reparado geralmente é enviado em até 7 dias após a análise concluída, podendo se estender a um prazo maior que não exceda os 30 dias. A garantia para os serviços neste novo aparelho é de 90 dias — caso a garantia original do produto trocado/reparado tenha expirado.

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Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo]

Até a próxima! 😉

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