O melhor pedaço da Maçã.

Saúde da Bateria não pode ser desligado em Macs com M1

Aceitável ou abusivo?

Há alguns meses, o macOS Catalina 10.15.5 trouxe para os MacBooks um recurso que já existia em iPhones e iPads há alguns anos: o Saúde da Bateria, dedicado a administrar (de forma silenciosa e inteligente) a forma como o dispositivo é recarregado para aprimorar a vida útil da bateria — às vezes, inclusive, diminuindo a velocidade do carregamento para manter o componente em temperaturas mais baixas. Esse post explica bem como funciona a coisa toda.

Publicidade

Desde a sua chegada, o Saúde da Bateria vem ativado por padrão em novos Macs e naqueles que fizeram a atualização para o macOS 10.15.5 (ou posteriores). Máquinas com processadores Intel, entretanto, podem desligá-lo, caso o usuário queira administrar a bateria do seu dispositivo por conta própria. No caso de Macs com chip M1, entretanto, a história é outra.

O MacRumors percebeu que, nos novos MacBooks Air e Pro equipados com o chip da Apple, não há opção para desligar o recurso nas Preferências do Sistema. O documento de suporte da Maçã relacionado à ferramenta confirma as suspeitas: toda a seção explicando como desligar o Saúde da Bateria foi removida do artigo relacionado a Macs com M1.

Saúde da Bateria em Macs com chip M1
Vejam que a opção de desligar o recurso sumiu

Com as estimativas de bateria impressionantes dos novos Macs, a onipresença do recurso não chega a ser surpreendente: fica óbvio que a Apple quer administrar o carregamento dos dispositivos para manter a longevidade deles pelo máximo de tempo possível nas suas vidas úteis.

Publicidade

Ainda assim, a mudança é mais um motivo para que usuários e desenvolvedores apontem o comportamento, digamos, dominador por parte da Apple com seus novos computadores. Já falamos aqui sobre a polêmica do Gatekeeper e o “acesso privilegiado” que alguns apps nativos do macOS Big Sur têm em relação a partes bem sensíveis do sistema. Agora, esse aspecto chegou para depositar mais uma moeda no porquinho das (possíveis) críticas.

O que vocês acham?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

watchOS 7.2 e tvOS 14.3 ganham suas segundas versões beta

Próx. Post

Apps com ícones personalizados abrirão diretamente no iOS 14.3

Posts Relacionados