Atenção: tudo indica que o iPhone SE americano não é compatível com o 4G do Brasil!

Se você gostou do iPhone SE e planeja comprar um no exterior, é bom ficar sempre atento ao modelo. Conforme podemos ver nesta página, serão três modelos de iPhone SE comercializados pela Apple: A1662, A1723 e A1724.

Pois aqui no Brasil, a banda 4G mais utilizada é a 7 (de 2600MHz). Analisando os três modelos do aparelho, o primeiro (A1662, americano) não conta com suporte a essa banda. Curiosamente, ele é o comercializado nos EUA pelas principais operadoras (AT&T, T-Mobile e Verizon). Então, todo cuidado é pouco para não entrar numa Apple Retail Store e sair com um iPhone sem suporte a 4G aqui no Brasil. E não adianta nem comprar o modelo desbloqueado (SIM-free), pois ele também é o A1662.

iPhones SE em todas as cores lado a lado

Analisando os outros dois (A1723 e A1724), vemos que ambos contam com suporte à banda 7. Contudo, como o modelo A1724 está listado apenas na China, tudo indica que estamos falando de um aparelho exclusivo do mercado chinês.

Por exclusão, é bem possível que o modelo homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será o A1723, comercializado nos EUA pela Sprint. Normalmente, esses aparelhos são vendidos bloqueados e dão bastante dor de cabeça para brasileiros. Nós aqui no MacMagazine nunca recomendamos ninguém a adquirir aparelhos da Sprint nos EUA justamente por isso. O que fazer, então?

Bem, parece que voltamos ao cenário do iPhone 5s, quando os aparelhos compatíveis com o 4G brasileiros eram vendidos na Europa e na Ásia. 😕 Não somos donos da verdade, mas com os dados que temos em mãos, essa é a interpretação que temos do atual cenário.

Não custa falar de novo: muito provavelmente o iPhone SE que será homologado pela Anatel é o modelo A1723 e, se você pretende adquirir esse iPhone no exterior, terá que comprá-lo em países europeus e/ou asiáticos — a lista completa dos países pode ser vista nesta página.

Trata-se de uma informação muito importante para quem planeja adquirir um iPhone SE fora do Brasil. Então, compartilhem! 😉

[dica do Henrique Cunha]

Posts relacionados

Comentários