O melhor pedaço da Maçã.

Apple e Meta estão em um embate “filosófico” sobre o metaverso, diz Zuckerberg

Tim Cook e Mark Zuckerberg

Em uma reunião com seus funcionários, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Meta, Mark Zuckerberg, colocou a Apple como uma de suas principais competidoras no (moroso) mercado de realidade aumentada (AR) e virtual (VR). Segundo o executivo, as duas empresas deverão apostar em abordagens bastante distintas para o metaverso, embora ainda não esteja claro qual será o caminho a ser seguido.

Publicidade

Em certo ponto da conversa, cuja gravação foi obtida pelo The Verge, Zuckerberg foi questionado como a ausência da Apple no Metaverse Standards Forum — iniciativa para a criação de padrões abertos para o metaverso — poderá afetar o ecossistema da Meta. Em resposta, o executivo afirmou que as duas empresas estão em uma verdadeira “competição de filosofias e ideias sobre qual direção a internet deverá seguir”.

Zuckerberg disse não ter se surpreendido com a decisão da Maçã de ficar de fora do grupo, e que isso seria um indicativo de que ela adotará uma abordagem bastante parecida com a de produtos como o iPhone para seu vindouro headset de AR/VR — ou seja, com grande controle do software e do hardware. A Meta, segundo ele, tem optado por um ecossistema mais aberto, tal como no Android e no Windows.

Essa é uma competição de filosofias e ideias, na qual eles acreditam que fazendo tudo sozinhos e integrando tudo fortemente vão construir uma experiência de uso melhor. E acreditamos que há muito a ser feito na especialização entre diferentes empresas, e [isso] permitirá a existência de um ecossistema muito maior.

Os headsets da Oculus, vale notar, já permitem o chamado sideloading — ou seja, o download de aplicativos por fontes de terceiros — há algum tempo, o que evidencia a postura mais aberta da Meta. A Apple, por sua vez, tem enfrentado uma série de brigas judiciais nos últimos anos justamente por proibir essa prática em plataformas como o iOS, por exemplo.

Publicidade

Embora tenha defendido a postura de sua empresa, o executivo admitiu que ainda não está claro qual abordagem será a melhor para o desenvolvimento do metaverso. Para ele, ao mesmo tempo em que o ambiente mais fechado dos Macs tenha feito com que os PCs e o Windows se tornassem a “norma” entre as pessoas, o iOS conseguiu prosperar muito mais — principalmente em países desenvolvidos — e colocar a Apple entre as empresas mais valiosas do mundo.

Por fim, o executivo explica que o objetivo da sua empresa não é lançar dispositivos premium (apesar do valor dos seus gadgets), mas sim atrair o máximo de pessoas possível para o metaverso na próxima década.

Eu não acho que o futuro está escrito ainda para o metaverso. E acho que parte do nosso trabalho é continuar fazendo pesquisas de ponta e pressionando isso em todos os níveis. Estamos fazendo VR. Estamos fazendo AR. Basicamente, entregamos nossos dispositivos a preço de custo ou com um pequeno subsídio, ou um pouco mais do que o custo em alguns casos. Mas o resultado final é que nosso negócio não está focando em dispositivos premium. Queremos que o maior número possível de pessoas interaja lá. Parte disso é ter um ecossistema aberto que seja interoperável.

Além do seu aguardado headset de AR/VR, é esperado que a Apple lance, também, um óculos de AR até 2024. Segundo a opinião de analistas, esse dispositivo poderá substituir o iPhone em até dez anos.

Veremos o que o futuro reserva…

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter está testando nova barra de menus lateral no iOS

Próx. Post

Spotify descontinua Car Thing e vê aumento de assinantes

Posts Relacionados