Conhecendo mais o Liam, novo robô de reciclagem da Apple

A Apple dedicou a primeira parte do seu evento especial de ontem para falar, entre outras coisas, sobre o meio ambiente. E uma das coisas que Lisa Jackson — vice-presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais da Apple — nos mostrou pela primeira vez foi o Liam.

Trata-se de um novo robô criado pela Apple, focado especificamente na desmontagem total de iPhones para um reaproveitamento máximo de peças e materiais como alumínio, cobre, tungstênio, prata, cobalto, lítio e outros.

Um único Liam, que opera desde o mês passado nos Estados Unidos, é capaz de desmontar mais de 1,2 milhão de iPhones por ano — um a cada 11 segundos, apenas. E um segundo será instalado em breve na Europa.

A Reuters conta que a organização Greenpeace recebeu com bons olhos a novidade, mas ainda assim questionou o quanto um ou mais “Liams” impactarão no volume mundial total de produtos que precisam ser reciclados. Para eles, embora seja fantástico ver um robô fazendo esse trabalho tão rapidamente, uma outra solução para o problema seria tornar esse processo de desmontagem bem fácil de ser feito também por humanos.

A Apple tem no seu site uma página totalmente dedicada a reciclagem, que felizmente já foi traduzida para o português. A versão do vídeo do Liam, incorporada à imagem no topo deste artigo, já está também legendada no nosso idioma.

Aqui no Brasil, os interessados em enviar produtos Apple para reciclagem devem enviar um email para applecs@oxil.com.br ou ligar para 0800-772-3126.

Posts relacionados

Comentários