iOS 9.3: usuários relatam problemas para abrir links no Safari, no Mail e em outros apps [atualizado 2x]

Mesmo depois de sete versões beta, parece que o iOS 9.3 não ficou redondo do jeito que a Apple queria.

iOS 9.3

Já informamos aqui no site que, ao menos para dispositivos mais antigos (iPhone 5s e anteriores; iPad Air e anteriores) a Apple retirou o iOS 9.3 do ar para que usuários não façam o upgrade por conta de um problema relacionado à ativação do sistema. Agora, usuários começaram a relatar problemas ao tentar abrir links no Safari.

O problema parece afetar mais usuários de iPhones 6s e 6s Plus, mas a verdade é que até mesmo donos de iPads estão sofrendo. A causa ainda é desconhecida, mas muitos estão vendo seus apps congelarem/travarem ao tentar abrir um link não apenas no Safari, mas no Mail, no Notas e em alguns outros aplicativos.

Falando um pouco da minha experiência, além de estar sofrendo com esses congelamentos/travamentos, em alguns sites eu toco em links e absolutamente nada acontece (como se o link na verdade não fosse um link). Ao tentar segurar o link para ver o menu de opções se abrindo, aí sim o app trava.

O curioso é que não há um padrão de uso para que o problema apareça.

O número de usuários enfrentando esse problema não é pequeno e a Apple já está ciente de tudo — o novo canal de suporte da Maçã no Twitter não deixa de ser uma forma de eles ficarem por dentro desses bugs mais rapidamente.

Conforme o leitor Fábio Souza falou, desativar o JavaScript do Safari (indo em Ajustes » Safari » Avançado) pode ajudar a remediar — ainda que torne a experiência de navegar em vários sites algo bem ruim.

Levando em conta esse bug e o problema afetando aparelhos mais antigos (ativação), eu não duvido nada que a Apple libere muito em breve o iOS 9.3.1.

[via 9to5Mac]

Atualização · 28/03/2016 às 10:55

Aos poucos, mais informações vão aparecendo.

Tudo indica que não estamos falando de um bug específico do iOS 9.3, já que usuários utilizando o iOS 9.2.1 e até versões anteriores também estão sofrendo — ainda que o número de pessoas seja expressivamente menor. Além disso, apesar de estar acontecendo mais com donos de iPhones 6s e 6s Plus, há relatos do problema nos mais diversos aparelhos (iPhone 5, 5s, 6, 6 Plus, iPad Air 2 e mini).

Conforme podemos ver no vídeo acima, o app Booking.com parece ser um dos causadores do problema. Antes da instalação do aplicativo, a navegação no Safari funcionou perfeitamente; depois, os links se tornaram inacessíveis e o navegador começou a travar.

O desenvolvedor Steven Troughton-Smith concordou que o Booking.com é o responsável pela falha nos links e disse que, ao apagar o app, tudo volta ao normal — ainda que isso possa demorar bastante para acontecer.

Segundo ele, o app coloca todas as URLs em um arquivo de site associado.

De acordo com Liam Nicholson, porém, o Booking já corrigiu o problema de associação de sites. Vamos ver se tudo volta ao normal dentro de algumas horas.

[via MacRumors]

Atualização II · 29/03/2016 às 12:52

O problema persiste para diversos usuários. A Apple, porém, informou que está ciente de tudo e que deverá liberar uma atualização em breve para corrigir a falha.

[via TechCrunch]

Posts relacionados

Comentários