Saiu: iOS 9.3.1 está agora disponível e traz a desejada correção para o problema com links

Demorou mais do que nós, usuários, gostaríamos. Mas está aí: a Apple acaba de liberar o iOS 9.3.1 (compilação 13E238) para corrigir o problema dos links no Safari, no Mail, no Notas, no WhatsApp e em muitos outros apps.

A atualização está disponível tanto pelo próprio aparelho (Ajustes » Geral » Atualização de Software) quanto pelo iTunes (basta plugar o dispositivo no computador e abrir o iTunes para que um aviso sobre a atualização apareça).

iOS 9.3 no iPad e no iPhone

O bug dos links parecia ter relação com o aplicativo Booking.com e o recurso links universais. Sabe quando você abre um link do Booking.com e, em vez de ele abrir no navegador, você é levado para dentro do app? Esse é o recurso links universais. O problema é que a base de sites associados (que leva um determinado link a abrir dentro do app) do Booking.com estava gigante, o que causava uma sobrecarga no recurso que deixava de analisar o conteúdo do link e, consequentemente, causava o bug.

Esse problema, porém, não era uma particularidade do Booking.com; outros apps — como o Wikipedia Mobile, só para citar mais um — também apresentavam o bug no arquivo de sites associados.

Ambos correram para corrigir esse defeito mas, mesmo excluindo os app e reinstalando-os, usuários continuaram com dificuldades por conta do cache do próprio iOS. Até pintaram por aí meios alternativos de forçar uma limpeza de cache do iOS; nós, porém, testamos tudo e nada resolveu o problema.

Eis os links diretos para download, caso você prefira baixar e instalar tudo manualmente:

iPads

iPhones

iPods touch

Felizmente, agora tudo parece estar resolvido. Mas que foi uma grande dor de cabeça para usuários, foi.

Posts relacionados

Comentários