iFixit desmonta o iPhone SE e encontra o óbvio: componentes do 6s em uma carcaça de 5s

Como sempre, assim que um novo aparelho da Apple é colocado no mercado, a iFixit corre para colocar as mãos nele e desmontá-lo. Com o iPhone SE, não foi diferente.

A grande pergunta é: o que será que ele tem de tão diferente do iPhone 6s (internamente) e do iPhone 5s (externamente)? Você saberá agora!

iPhone SE desmontado pela iFixit

  • Ainda que ele seja praticamente um iPhone 6s por dentro, a iFixit constatou que o SE tem exatamente o mesmo display e o mesmo Touch ID utilizado no 5s — sem falar, é claro, das mesmíssimas dimensões.
  • A Apple continua usando parafusos Pentalobe, dificultando as coisas para que usuários “comuns” abram o dispositivo.
  • No iPhone 6s, há todo um reforço utilizado na estrutura do display (incialmente acharam que era para dar mais resistência a água, mas depois descobriram que tem mais a ver com o 3D Touch em si). Como não há 3D Touch no iPhone SE, nada de reforço no display para ele.
  • Apesar de o display ser exatamente igual (incluindo seus conectores) e a disposição interna dos componentes também ser praticamente igual à do iPhone 5s, a bateria do SE tem 3,82V, 6,21Whr e 1.624mAh (ligeiramente maior do que a do 5s — 3,8V, 5,92Whr e 1.560mAh). Levando em conta que o A9 é bem mais eficiente do que o A7, a bateria do iPhone SE acaba sendo até mesmo melhor que a do 6s, conforme informamos neste artigo.
  • Como esperado, a câmera iSight (traseira) do iPhone SE é exatamente igual à do 6s (12 megapixels, com pixels de 1,22µ). No iPhone 5s a câmera tinha 8 megapixels, porém, pixels de 1,5µ).
  • Os alto-falantes, o motor vibratório e a bandeja do cartão SIM são exatamente iguais aos do iPhone 5s.
  • Há, porém, uma certa vedação para água (silicone espumoso) que cercam alguns componentes como partes da placa lógica, câmera frontal, controles de volume e conectores da câmera traseira; outros como LCD, digitador, bateria e conector Lightning, continuam sem proteções.
  • O conjunto do conector Lightning do iPhone SE é ligeiramente diferente do do 5s.
  • O botão de ligar também é um pouco diferente — não é mais um clipe simples, potencialmente por questões de aterramento.
  • De resto, apesar de estar no mesmo local, a grande maioria dos chips, controladores e módulos do iPhone SE são mesmo mais novos do que os encontrados no iPhone 5s. Veja alguns exemplos: A9 (igual ao iPhone 6s/6s Plus), modem LTE da Qualcomm (igual ao iPhone 6/6 Plus), transceiver RF da Qualcomm (igual ao iPhone 6/6 Plus), etc.

A nota final de “reparabilidade” do iPhone SE foi 6/10, exatamente a mesma do iPhone 5s. Como ponto positivo, a iFixit destacou o conjunto da tela e a bateria que são fáceis de remover/substituir; como negativo, o cabo do Touch ID que pode ser facilmente rasgado e a utilização de parafusos Pentalobe.

Posts relacionados

Comentários