Apple alerta usuários sobre emails suspeitos (phishing) no iCloud e mensagens indesejadas no iMessage

Phishing

Vira e mexe a gente alerta nossos leitores contra ataques do tipo phishing, cada vez mais comuns no mundo Apple — inclusive um que envolve o recurso Buscar Meu iPhone. A Apple sabe disso e resolveu publicar uma página1 com algumas informações interessantes para usuários.

Encaminhando um email suspeito para a Apple

Se você receber um email fraudulento de um remetente que está se passando pela Apple, pode encaminhá-lo para reportphishing@apple.com (um email de monitoramento que não gera respostas) a fim de que ela entenda melhor o cenário e possa tomar as medidas cabíveis.

É importante, porém, encaminhar a mensagem com o cabeçalho completo. Para isso, se você utliza o Mail, selecione o email em si e, no menu “Mensagem”, escolha a opção “Encaminhar como Anexo”.

Para relatar um spam ou algum outro email suspeito (que não esteja se passando pela Apple mas que também pareça ser golpe ou algo parecido) recebido nos emails @mac.com, @me.com ou @icloud.com, encaminhe-o para abuse@icloud.com.

Como identificar emails oficiais da iTunes Store e emails de phishing

A Apple tem em sua base de suporte dois artigos importantes sobre o assunto; um no qual ela explica como identificar emails legítimos da iTunes Store e outro explicando como identificar emails de phishing.

Se você tem dúvidas e/ou está recebendo emails suspeitos, a leitura é obrigatória. 😉

Encaminhando uma mensagem (iMessage) suspeita para a Apple

Os golpes não se limitam a emails, é claro. Com a chegada do iMessage, diversos crackers utilizam a plataforma de mensagens da Apple para espalhar phishing por aí.

Da mesma forma que podemos relatar emails suspeitos, também podemos relatar essas mensagens para a Maçã. Basta encaminhar a mensagem suspeita para imessage.spam@apple.com com as seguintes informações:

  • Uma captura de tela da mensagem;
  • O endereço de email ou o número de telefone pelo qual a iMessage foi enviada;
  • A data e a hora de recebimento da iMessage.

A partir do iOS 8.3, porém, o link “Relatar Mensagem Indesejada” é exibido ao receber uma iMessage de alguém que não está nos seus contatos. Ao tocar no link, você enviará as informações do remetente e o conteúdo da mensagem para a Apple (algo bem mais fácil do que fazer o passo-a-passo acima) por email.

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Infelizmente ainda não existe uma forma de encaminhar SMSs2 suspeitas — o que faz sentido já que, no caso do iCloud e do iMessage, quem está provendo o serviço é a Apple; já no caso do SMS, estamos falando de operadoras.

Contudo, a Maçã deveria também fornecer um jeito de relatarmos SMSs indevidas à prestadora do serviço já que existem alguns golpes (incluindo o do Buscar Meu iPhone, comentado acima) que utilizam esse tipo de sistema. Estamos na torcida.

[via The Loop]

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