Assim que o Apple Pencil foi lançado, muita coisa a respeito do design dele (como a forma de recarregar espetando a ponta superior do lápis no iPad Pro) foi discutido. Uma coisa que não gerou reclamação, porém, foi o lag (aquele atraso perceptível entre o momento que você faz o traço até ele aparecer na tela) do lápis.

Publicidade

Apple Pencil

Talvez porque, nesse tipo de produto, usuários já estão acostumados com isso. Se pegarmos alguns concorrentes do Apple Pencil, como styli diversas ou até mesmo mesas digitalizadoras da Wacom, todas apresentam algum lag. Faz parte da tecnologia e o desafio, aqui, é minimizar isso ao máximo.

O que poucos imaginam é que há diferença no tempo de resposta do lápis a depender do app que você está usando. Stephen Coyle (compositor, pianista e cinegrafista) fez um vídeo bem interessante comparando o desempenho do Apple Pencil — no iPad Pro de 9,7 polegadas — em três apps: Notas (nativo do iOS), Notability (do Ginger Labs) e OneNote (da Microsoft).

Publicidade

Coyle desenhou linhas retas em uma velocidade constante e mediu o tempo que o traço do lápis levou para alcançar o ponto determinado onde a ponta do Apple Pencil estava quando o desenho foi feito. Deu para entender? 😛

O Notas foi o app com o tempo de resposta mais curto: 33ms; em segundo lugar ficou o OneNote, com 87ms, seguido do Notability com 122ms. Para chegar a esses tempos, ele contou os quadros dos vídeos (filmado em 240qps) e utilizou um metrônomo para cronometrar a velocidade da linha desenhada por ele. Não é uma técnica perfeita mas, sem dúvida, serve como uma ótima referência.

Apesar de esse lag ser “facilmente” percebido, Coyle disse que não chega a atrapalhar a experiência — ao ponto de ele ter gostado do Notability e cogitar utilizá-lo como aplicativo de notas padrão. O desejo dele — e de todos nós, é claro — é que esses apps consigam melhorar esse lag em futuras atualizações, ficando mais próximos do Notas.

Publicidade

[via Mac Kung Fu]

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…