Reddit finalmente lança aplicativo oficial para iPhones… mas só na App Store americana [atualizado]

O Reddit nunca escondeu sua megalomaníaca pretensão de ser a “porta de entrada da internet”. Acontece que, para um site com ambições tão grandiosas, chegar a 2016 sem um aplicativo oficial para dispositivos móveis significa ficar de fora da grande maioria dos aparelhos mais usados para acessar a web no planeta (e no Brasil).

Publicidade

Bom, significava: o aplicativo oficial do Reddit já está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, mas com um detalhe sombrio: por enquanto, só nos países anglófonos.

Reddit em iPhones

A empresa tinha antes seus esforços móveis concentrados numa versão do site adaptada para as telas menores (que continua no ar e, para ser sincero, quebra bastante o galho) e no app Alien Blue, que começou como uma solução de terceiros e foi adquirido pelo Reddit em 2014, operando como um aplicativo semi-oficial. O novo app, entretanto, não utiliza nenhuma das bases do Alien Blue, tendo sido escrito do zero com o objetivo de oferecer maior rapidez, leveza e facilidade de uso.

Publicidade

A interface do aplicativo para iOS se divide em quatro partes: a Timeline mostra o conteúdo que se encontra na página principal do site, uma mistura de posts em destaque com conteúdo dos “subreddits” seguidos pelo usuário; a aba Subscriptions apresenta uma lista com todas as inscrições e o recurso Discover, para encontrar novos “subreddits” por tópicos de interesse; a Inbox é uma espécie de central de notificações e mensagens privadas; por fim, em Profile, o usuário vê e modifica os detalhes da própria conta. O app inclui um modo noturno e conta com um filtro “Safe For Work”, que esconde os conteúdos “sensíveis” — coisa que, em se tratando de um site com aura tão polêmica e cheio de cantos esquisitíssimos, é indispensável.

Em tempo: por enquanto, ainda não há uma versão do app adaptada para iPads, o que significa que, para eles, o app Alien Blue ainda está disponível — enquanto que na App Store do iPhone ele já foi devidamente defenestrado. Também é importante notar que, mesmo com o lançamento do novo aplicativo oficial, o Reddit continua sendo legal e apoiando o desenvolvimento de outros apps para acesso ao site, ao contrário de certas redes sociais por aí.

Publicidade

A parte ruim disso tudo, como notado acima, é que por enquanto o aplicativo só está disponível nos países de língua inglesa, muito possivelmente por questões de tradução. A coisa fica ainda mais triste quando descobrimos que os usuários que baixarem o novo aplicativo ganharão, grátis, três meses de Reddit Gold (assinatura que conta com uma série de benefícios, como temas e navegação sem propagandas)… mas só na semana de lançamento. Com sorte, o novo aplicativo não vai tardar a chegar em terras tupiniquins, mas este brinde nós não ganharemos. Pena.


Ícone do app Reddit

Reddit

de reddit

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 2020.35.0 (139.5 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
🇺🇸 Indisponível na App Store brasileira!

[via TechCrunch]

Atualização · 12/04/2016 às 17:06

Aparentemente, a vida fácil dos aplicativos de terceiros acabou com a chegada do app oficial do Reddit.

Publicidade

Vários deles, incluindo os mais populares — iAlien, BaconReader e Narwhal, por exemplo —, foram retirados da App Store de ontem para hoje. Alguns dos desenvolvedores informaram que os aplicativos foram retirados por causa da cláusula 18.2 das diretrizes da loja da Apple, que exige um mecanismo para ativar ou desativar conteúdo sensível (Not Safe For Work, ou NSFW), mas ainda não está claro o motivo de eles terem passado bastante tempo no ar para terem sido retirados justamente agora.

De qualquer forma, o problema já parece estar em vias de ser corrigido: os desenvolvedores estão alterando os apps para seguirem as preferências gerais do usuário no site do Reddit, como a Apple está exigindo. Com isso, a maioria dos apps está de volta ao lugar de onde nunca deveriam ter saído — afinal, opções sempre são bem-vindas, não é mesmo?

[via MacStories]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…