Entre no espírito retrô com o jogo Jetman Reloaded

Se você navega pelas redes sociais, tenho certeza de que já leu (ou escreveu) coisas como “Na minha época, os jogos eram muito melhores! Não era só apertar um botão que o jogo fazia tudo sozinho, demandavam muito trabalho”. Jogos do Atari ao Super Nintendo ou Mega Drive têm a fama de serem peculiarmente difíceis, apesar de a dinâmica ser bem simples. Por mais que a tecnologia e o mercado de games melhore cada vez mais, a vontade de voltar aos clássicos é grande — seja por saudosismo (como eu) ou apenas por curiosidade em conhecer as tecnologias mais antigas.

Nesse espírito saudosista, o brasileiro Ricardo Rodrigues da Silva — também criador de Themed Puzzle — desenvolveu junto à RRdaS Game Factory o jogo Jetman Reloaded, réplica fiel de Lunar Jetman — o qual foi um sucesso lançado nos anos 1980 para o ZX Spectrum.


Desculpe, app não encontrado.

O jogo mostra um astronauta que foi parar em um planeta desconhecido, habitado por aliens que querem eliminar a Terra usando mísseis. O objetivo é impedir que o ataque aconteça e, para isso, o jogador precisa acertar uma bomba na base dos inimigos.

Assim como esperado de um jogo 8 bits, tudo é bem simples mas muito, muito difícil de controlar! Existe um tutorial no menu principal (em inglês), mas isso não quer dizer que você vai ser bem sucedido no jogo depois que lê-lo porque… bem, porque sim. O engraçado é que — exatamente como nos jogos antigos — nós ficamos irados por não conseguirmos sequer “voar” direito, não existe precisão (quem já jogou qualquer Megaman, sabe como é). Mas, em vez de desistirmos e jogarmos o aparelho na parede (o que dá vontade), nós acabamos por ficar horas a fio com aquele homenzinho no espaço.

Dependendo da plataforma em que você esteja, pode ser ainda mais difícil. Testando no Mac, descobri que utilizando um teclado é um pouco melhor do que controlar pela tela do iPhone ou iPad.

Algo que me incomodou bastante foi o tempo muito curto para completar o objetivo. Tenho certeza de que, mesmo com o tempo maior, a dificuldade permaneceria. Mas para quem gosta de estar sob pressão, esse desafio será bem-vindo.

Infelizmente, só há suporte ao idioma inglês. Entretanto, o máximo que pode acontecer se você não souber a língua é ter uma experiência legitimamente “retrô” e descobrir toda a mecânica do jogo apenas apertando os botões e “explorando” cada pixel dele. 😉


Desculpe, app não encontrado.

·   ·   ·

Promoção-relâmpago: concorra a 10 promo codes do jogo!

Para ganhar códigos promocionais do jogo Jetman Reloaded, basta ser um dos 5 (cinco) primeiros a gritar “Eu quero!” nos comentários abaixo. 😝 Enviaremos os seus promo codes — dois para cada pessoa, um da versão para iOS e o outro da para OS X — pelos emails cadastrados no Disqus.

Se você for um dos ganhadores, para resgatar o seu código é só clicar aqui.

Boa sorte!

Posts relacionados

Comentários