O melhor pedaço da Maçã.

iPhones 7/7 Plus oferecem uma alternativa via software caso o botão de Início quebre

O botão de Início (Home) dos iPhones 7/7 Plus é, sem dúvida, uma grande novidade de engenharia. Para o usuário pouco mudou, com exceção de uma coisa: quando você aperta/pressiona o botão, não há movimento físico; o que temos é um feedback do motor de vibração do iPhone (Taptic Engine) para simular esse clique — exatamente a mesma coisa que temos nos trackpads da Apple (presente no MacBook, no MacBook Pro e no Magic Trackpad 2).

Publicidade

Por dentro, porém, estamos falando de algo completamente novo — principalmente por não termos mais tantas peças móveis, o que ajuda a garantir a resistência à água do aparelho. De tabela, como temos um número menor de peças, o botão de Início conta com uma maior robustez, o que com certeza evita quebras. Isso não quer dizer, porém, que ele é imune a problemas.

Um usuário dos fóruns do MacRumors, por exemplo, notou que o seu iPhone 7 reiniciou do nada, de forma automática, enquanto estava recarregando. Ao ligar, ele se deparou com a seguinte mensagem:

Botão de Início na tela do iPhone

O Botão de Início Pode Precisar de Reparo
Enquanto isso, você pode usar o botão de Início abaixo na tela.

Como o feedback tátil do aparelho não estava funcionando direto, automaticamente o sistema operacional identificou isso e tratou de oferecer uma alternativa (via software) para o botão de Início.

Publicidade

Muitos de vocês devem conhecer essa “bolinha” no meio da tela: trata-se do AssistiveTouch, um recurso que pode ser ativado em Geral » Acessibilidade. Digo que muitos devem conhecer pois, num passado distante, usuários de iPhones 4 sofreram com problemas no botão de Início do iPhone e tiveram que usar o AssistiveTouch para contornar a situação até que o botão fosse reparado. Pois é basicamente isso o que a Apple está fazendo agora, só que de forma automática: se o sistema identificar um problema no botão, oferece a alternativa acima até que tudo seja resolvido.

Mais do que isso: como agora temos um botão de Início capacitivo que não se movimenta (tudo o que temos é um feedback tátil do Taptic Engine), a resposta que temos ao utilizar esse botão na tela é exatamente a mesma — com exceção da ausência do sensor de reconhecimento de impressões digitais, é claro.

Publicidade

Vale notar que muitas pessoas utilizam o AssistiveTouch atualmente de forma desnecessária, apenas para evitar uma possível quebra do botão de Início (algo que dificilmente acontecerá com modelos pós-iPhone 4, já que a Apple tratou de corrigir esse defeito).

Conceito de iPhone sem botão de Início

Ao menos de acordo com os rumores, o iPhone 7 será o último modelo do smartphone da Apple com a presença de um botão de Início. A ideia, segundo o que andam dizendo por aí, é que esse botão/sensor de impressões digitais seja levado para a tela do aparelho, permitindo um design muito mais interessante (sem margens, com o display ocupando praticamente toda a parte frontal).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple promove nova linha de fones Beats com comercial recheado de celebridades, incluindo o Pinóquio

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Disk Cartography, The Greedy Cave, Icon Plus e mais!

Posts Relacionados