Aplicativo Forest: não encoste no seu celular e plante uma árvore!

Por que fazer hoje se você pode fazer amanhã, quando estará de bom humor, mais disposto ou, quem sabe, poderá adiar a tarefa em mais um dia?

Just Do It. Tomorrow.

Independentemente de qual seja o motivo de postergar as obrigações — seja por pressão, ansiedade ou preguiça (as principais razões) —, é inevitável que as delongas nos prejudicam profissionalmente. A partir daí, buscamos alternativas para melhorar ou controlar nossa pseudo-ociosidade.

Sempre desacreditei de aplicativos que prometem combater a procrastinação porque, a meu ver, isso deve começar por nós, e não por um aplicativo. Se você fica refém de um app, a mudança pode não surgir o efeito esperado. Pois bem, conheci o Forest.


Ícone do app Forest

Forest

de SEEKRTECH CO., LTD.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 4.12.0 (383.3 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

R$ 7,90

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app ForestScreenshot do app ForestScreenshot do app ForestScreenshot do app ForestScreenshot do app ForestScreenshot do app ForestScreenshot do app ForestScreenshot do app ForestScreenshot do app Forest

O objetivo dele é simples: com dois toques você abre o aplicativo e começa a plantar uma árvore, que crescerá em um tempo escolhido por você, de 5 a 120 minutos, a depender do que você pretende fazer — seja estudar, fazer um trabalho, etc. Seu celular pode até ficar bloqueado, mas se você sair do app, a árvore morre; e se completar o tempo corretamente, ganha moedas para poder trocar o tipo de árvore a ser plantada.

App Forest - screenshot iPhoneAinda que seja estranho utilizar um aplicativo no celular pra parar de usá-lo, esse mesmo app lhe ajuda a não usar o aparelho — uma das nossas principais distrações na ajuda da procrastinação. Ademais, você acaba se importando com uma árvore digital morrendo e acaba adiando aquela fuçada no Facebook.

Lembra das moedas que você ganha por cada árvore terminada? Além de poder comprar novas árvores digitais, você ajuda a plantar árvores reais em algum lugar do mundo! Isso mesmo: a cada 2.500 moedas que o usuário gasta, a equipe do Forest faz um pedido a um parceiro para que uma árvore seja plantada. Embora não possamos escolher a localização do semeio, não deixa de ser uma atitude ecológica bonita e responsável.

Considerando que ganhei 9 moedas em 25 minutos para conseguir plantar uma árvore, precisaríamos utilizar o aplicativo por duas semanas para ter moedas suficientes. Fala sério, não é tão ruim plantar duas árvores por mês, não é mesmo?

O aplicativo Forest, além da versão para iOS, também está disponível para Android, Windows Phone e para os navegadores Google Chrome e Firefox.

Posts relacionados

Comentários