Teste os seus conhecimentos com o jogo Minuto

Aposto uma bala que você já teve contato com algum jogo de teste de conhecimento. Tudo bem, não aposto não, mas você pode ver brotar a todo momento em jornais, revistas e na própria App Store jogos que lhe desafiam, lhe fazem pensar. A premissa do jogo Minuto é exatamente testar o seu conhecimento, porém com alguns atrativos a mais.


Desculpe, app não encontrado.

Os criadores da MoveNext descrevem Minuto como “um jogo de palavras cruzadas que não são cruzadas” — e a intenção é realmente esta. O objetivo é acertar o maior número de palavras possível no tempo de — adivinha! — um minuto.

Na tela de jogo, você verá palavras de definição, depois a categoria (por exemplo, “Geral”, “Geografia”, etc.) e, no centro da tela, um tracejado que indica quantas letras tem a palavra que você precisa acertar. Sim, é bem simples, mas não é fácil. O sistema de descrição através de apenas uma ou algumas palavras dificulta bastante o acerto, o que pode ser frustrante no início, mas depois que entendemos a mecânica do jogo, flui melhor. Para permitir que continue jogando por horas, você ganha mais cinco segundos a cada resposta certa. Felizmente, você pode fazer diversas tentativas sem que lhe desfalque segundos, porém caso queira pular para a próxima palavra, perderá cinco segundos.

Na tela inicial, você tem dois modos de jogo: Arcade e Desafios. No primeiro, você pode escolher entre fácil, médio e difícil, os quais possuem todas as categorias mas em níveis diferentes. No outro, você pode escolher entre as categorias que vão desde matérias escolares à Disney. Apesar disso, você inicia somente com duas categorias e desbloqueia as demais conforme cresce no jogo. Por falar em crescer, no topo da tela inicial aparece um bebê que representa o seu nível. À medida em que você acerta, vai crescendo, ficando mais velho, mais “experiente”.

O design é bem colorido e clean, e as musiquinhas são calminhas. Exatamente por isto, eu levei um susto e fiquei desesperada quando um alerta sonoro e visual (avermelhado) indicou que o tempo estava acabando! 😆

Em pontos negativos, posso citar a falta de compatibilidade com iPads e o teclado muito pequeno (pelo menos no iPhone 5s), o que me fez perder tempo várias vezes por ter digitado errado. Também é válido registrar que me senti um pouco incomodada na categoria “Inglês” por mostrar, muitas vezes, apenas palavras soltas. Por mais que eu entenda que é essa a proposta do aplicativo, não existir contexto ao lidar com língua é pedir para se frustrar.

No mais, é um jogo realmente agradável e viciante — nos faz reafirmar o que já sabemos ou aprender coisas novas. 😉

Posts relacionados

Comentários