A empresa norte-americana de gerenciamento de sistemas Kace está lançando um dispositivo que promete facilitar de maneira significativa a adoção do iPhone por grandes empresas e corporações.
A exemplo do BlackBerry Enterprise Server, o novo software, compatível com sua linha de dispositivos KBOX, permite aos departamentos de tecnologia e segurança da informação centralizar e gerenciar seus investimentos no iPhone. Os administradores também podem acessar relatórios sobre o uso do aparelho na empresa com maior facilidade.
Também é interessante o modo de atuação deste sistema, capaz, inclusive, de gerenciar os iPhones particulares dos funcionários da empresa, uma vez que é capaz de identificar quais máquinas têm o iTunes instalado para gerenciar o dispositivo móvel.
Deste modo, o sistema permite a instalação de um perfil nestes telefones que garante o seu uso em conformidade com as políticas de segurança da corporação, além de rastrear sua utilização, os gastos associados a cada aparelho e monitorar (e desativar, caso necessário) os aplicativos instalados.
O interesse do mundo corporativo no telefone da Apple não é nada desprezível: segundo pesquisa recente do instituto ChangeWave Research, 22% dos gerentes de TI pretendem, no próximo ano, distribuir o iPhone para os seus funcionários. O mesmo estudo apontou o telefone da Apple como segundo smartphone corporativo mais popular do mercado, perdendo apenas para os aparelhos da Research In Motion.
Eu mesmo, no banco onde trabalho, sou fortemente contra a adoção de sistemas ou dispositivos que não possuam um robusto sistema de gerenciamento centralizado, até mesmo para poder estar em conformidade com normas internacionais de segurança da informação e governança corporativa como as ISO/IEC 27001 e 27001 e a PCI-DSS.