O melhor pedaço da Maçã.

Chegou atrasado? Google Meet logo poderá gerar resumos de reuniões

Diego Thomazini / Shutterstock.com
Google Meet no iPhone

O Google anunciou há pouco, durante o evento Cloud Next 2023, uma nova leva de recursos baseados em inteligência artificial para o Meet. Agora, além de gerar fundos para as suas chamadas, a Duet AI poderá entregar resumos do que foi discutido até um certo momento caso você chegue atrasado ou, até mesmo, participar de uma reunião no seu lugar.

Publicidade

Segundo a desenvolvedora do Android, para gerar um resumo de uma chamada, bastará clicar num botão no canto superior esquerdo da tela com o ícone de uma caneta com um brilho. Feito isso, é só clicar na opção “Summary so far” (algo como “Resumo até agora”) que a Duet AI começará a gerar um texto com os principais assuntos discutidos durante a reunião até aquele momento, permitindo que o usuário se inteire sem ter que interromper a conversa.

O usuário pode ainda interromper a geração do resumo a qualquer momento e, até mesmo, salvá-lo em um documento no Docs para dar uma olhada com mais calma depois. Além disso, usuários também terão acesso a um chatbot particular durante as chamadas para relembrar e tirar dúvidas sobre os assuntos que já foram discutidos pelos outros participantes.

Essa função, de acordo com o Google, será liberada primeiro no Labs, nos próximos meses, antes de ser lançada para o público geral. Rivais como o Microsoft Teams e o Zoom, vale notar, já contam com IAs capazes de gerar resumos de chamadas.

Publicidade

A segunda grande novidade do dia talvez também seja a mais útil e… polêmica. Intitulada “Attend for me” (“Compareça por mim”), ela faz exatamente o que o seu nome sugere: participa de uma chamada no lugar do usuário e pode, até mesmo, fazer considerações durante a discussão por ele.

De acordo com as informações, ao visualizar uma reunião no Google Agenda, usuários poderão notar uma nova opção ao lado dos tradicionais botão de “Sim” e “Não” com os dizeres “Compareça por mim”. Ao clicar nela, você terá a opção de escrever uma nota, a qual será exibida para os participantes da chamada durante a conversa.

Caso você esteja sem ideia do que escrever, ainda é possível clicar na opção “Help me write” (“Ajude-me a escrever”), posicionada logo abaixo. Ao fazer isso, o app usará IA para gerar um texto com os assuntos que você talvez queira que sejam discutidos durante a reunião.

Publicidade

Embora esse recurso tenha sido feito com a intenção de ajudar pessoas que não puderem participar de uma reunião por conta de um imprevisto ou de uma simplesmente incompatibilidade de agenda, é possível que ela seja usada por pessoas que simplesmente não querem participar de uma conversa, mas isso só o tempo dirá. No entanto, caso todo mundo clique em “Compareça por mim” antes do início de uma reunião, a chamada será rapidamente encerrada.

Esse segundo recurso, de acordo com o Google, será disponibilizado primeiro no Labs, no ano que vem, antes de ser lançado para todos os usuários do Google Workspace.

Por fim, o Google também anunciou o Studio look e o Studio Lightning, os quais já estão disponíveis e prometem melhorar a aparência do cenário onde o usuário está participando da conversa, tornando-os mais claros. O app também é capaz agora de gerar legendas traduzidas em 18 idiomas diferentes.


Ícone do app Google Meet
Google Meet de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 239.0 (209.2 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp testa interface redesenhada com novos botões, cores, filtros e mais

Próx. Post

WhatsApp lança novo aplicativo oficial para macOS

Posts Relacionados