Opera implementa VPN gratuita na mais nova versão do seu navegador

Excelente notícia para usuários do Opera ou para quem é “desprendido” de navegador: a mais nova versão Developer (como se fosse uma “alpha”) do Opera acaba de incorporar uma VPN1 gratuita e ilimitada, fruto da aquisição da SurfEasy em março do ano passado.

É isso mesmo: a partir de agora, usuários do Opera — tanto no OS X quanto no Windows ou no Linux — poderão simplesmente ligar uma chavinha nas preferências do navegador (sem precisar criar conta, nem nada) e usufruir de todos os benefícios que uma VPN pode prover, como maior privacidade/segurança (com criptografia de 256 bits) e acesso a sites bloqueados por região ou firewalls.

Um novo ícone “VPN” aparece no início da barra de endereço do Opera quando o recurso está ativado. Clicando nele, o usuário pode conferir um gráfico de consumo de dados, visualizar o seu endereço de IP e escolher qual será o país da sua “localização virtual”. A Opera Software afirma que a lista de localidades aumentará com o tempo, já que hoje está restrita somente a Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

Embora seja uma novidade e tanto, sem dúvida uma inovação entre navegadores, vale lembrar que a VPN gratuita do Opera não descarta a necessidade de uma mais genérica — afinal, só funciona para navegação dentro do próprio Opera. Ou seja, se você quiser uma que abranja também outros aplicativos/serviços ainda precisará usar uma externa.

Vale lembrar que por enquanto o recurso de VPN está disponível apenas no canal Developer do Opera, o qual está atualmente na versão 38. A última estável dele é a 36.

[via VentureBeat]

Posts relacionados

Comentários