O melhor pedaço da Maçã.

Suposto manual do Apple I leiloado era uma reimpressão

Apple I autografado por Woz posto em leilão

Sempre mostramos por aqui leilões de relíquias da Apple, que geralmente incluem produtos antigos ou objetos que pertenceram a personalidades célebres da empresa. Alguns têm autenticidade mais difícil de fingir, como o modelo original do iPhone lacrado que repercutimos mais cedo, mas outros artefatos são mais antigos e mais… “abstratos”.

Publicidade

Um desses era um suposto manual do Apple I — item comum nesses leilões —, que havia sido arrematado por US$42.660. Armin Hierstetter, fã do primeiro modelo de computador da Maçã, descobriu por acaso, usando seus conhecimentos de aficionado, que o objeto não era autêntico, mas sim uma reimpressão.

Ironicamente, Hierstetter tem um trabalho de criar réplicas (honestas) de produtos antigos da Apple. Com isso, ele entrou em contato com uma história para lá de aleatória. Em um fórum, o fã encontrou uma pessoa que supostamente tinha um manual do Apple I. A cópia tinha o número 6502 escrito à mão, o qual — junto ao fato de algumas coisas estarem fora de ordem — levantou suspeitas.

Olhando melhor, ele percebeu que esse número escrito à mão na verdade havia sido impresso. Ele, então, descobriu (wait for it) que, na década de 1980, foram reimpressas várias cópias do manual para uma conferência de desenvolvedores na Alemanha. Ou seja, não se tratava de um manual original.

Publicidade

Eis que, em março deste ano, ele se deparou com um anúncio de um leilão de um manual do Apple I no site RR Auction. De início, nada chamou à atenção, mas, olhando de maneira mais atenta, adivinhem… as mesmas falhas do que ele encontrou antes e o mesmo 6502 aparentemente escrito à mão.

A boa notícia é que ele entrou em contato com a casa de leilões, a qual comprovou que era uma reimpressão e devolveu o dinheiro da pessoa que arrematou a “relíquia”. Curiosamente, o arrematante ainda quis ficar com a reimpressão — pagando bem menos, claro. De certa forma, ainda se trata de uma recordação interessante, mesmo considerando a história real.

Provavelmente, desde a conferência na década de 1980, a reimpressão deve ter ido de mão em mão de maneira bastante descompromissada, ou mesmo alguém obteve o objeto e o guardou. Até que chegou 2022 e a pessoa que estava com a relíquia decidiu que era original e colocou para leilão.

Publicidade

Nunca saberemos quando a próxima relíquia que acharmos será, na verdade, uma reimpressão alemã da década de 1980, não? 😅

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Comercial do Apple Watch Ultra destaca sua durabilidade

Próx. Post

Twitter começa a testar criação de Spaces em Comunidades

Posts Relacionados