Teste, parte 2: comparando o consumo de dados nos sete principais aplicativos de VoIP

Na onda dos tempos sombrios de internet que vivemos no Brasil, o MacMagazine fez, na semana passada, um teste comparando o consumo de dados dos cinco principais aplicativos de videoconferência. Seguindo sugestões de leitores, trazemos hoje a segunda parte do comparativo, desta vez pondo em foco outro tipo de serviço: as chamadas de áudio, popularmente conhecidas como VoIP1.

Trouxemos de volta os cinco concorrentes da semana passada — FaceTime, Facebook Messenger, Hangouts, Skype e Snapchat — e acrescentamos dois ingredientes extras na mistura: o Viber e, como não poderia faltar, o famigerado WhatsApp.

Ícones de apps de VoIP (audioconferência)

Para realizarmos o teste, utilizamos um iPhone 5s conectado à rede de dados 4G da Claro (Wi-Fi desligado), ligando para um iPhone 5c conectado via Wi-Fi. As chamadas tiveram duração de cinco minutos e cada um dos aparelhos foi posicionado próximo a um alto-falante reproduzindo um diálogo em loop, para garantir o máximo de precisão nos resultados. Ao fim de cada chamada, aferimos o gasto de dados no iPhone 5s com o auxílio do aplicativo My Data Manager.

Na tabela de comparação, adicionamos ainda um breve comentário sobre a qualidade geral da chamada e uma estimativa aproximada do custo por minuto da chamada em cada um dos aplicativos, com base no valor de R$0,03 por megabyte móvel, que é a média de preços brasileira mais recente a ser estimada. Desta forma, dá pra comparar os gastos gerais em ligações por rede telefônica e pelos aplicativos.

Enfim, aos números:

AplicativoConsumoCusto/minutoNotas
WhatsApp Messenger2 MBR$ 0,012Apresentou qualidade satisfatória, porém com um notável atraso.
Facebook Messenger2,7 MBR$ 0,016Claridade do áudio excelente, mas a chamada apresentou alguns cortes pontuais.
FaceTime Audio3,8 MBR$ 0,023Um dos melhores do comparativo, apresentou clareza e poucos cortes.
Snapchat4,5 MBR$ 0,027Como no primeiro teste, foi o que se saiu melhor na qualidade do áudio, numa chamada muito clara.
Viber5,1 MBR$ 0,030A chamada apresentou qualidade sonora mediana, porém compreensível e sem cortes.
Google Hangouts6 MBR$ 0,036Foi o que se saiu pior no teste, com som abafado e cortes eventuais.
Skype10,5 MBR$ 0,063Apesar de alguns cortes, apresentou áudio claro e resposta imediata.

Como é possível notar, ao contrário do primeiro teste, não temos aqui um franco vencedor. WhatsApp e Facebook Messenger se saíram melhor na economia de dados, mas aumentando um pouco o gasto, temos três competidores (FaceTime, Snapchat e Viber) que tiveram melhor desempenho em termos de qualidade geral. Os outros dois — Hangouts e Skype — foram muito mal em ambos os aspectos; não podemos recomendá-los.

No fim das contas, como sempre, o que vai ditar a escolha é a necessidade e a condição do usuário. O teste serve apenas para dar uma ideia estimada de cada um dos competidores — e esperamos ter sucedido nisso. Até a próxima!

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