Se você costuma usar o calendário do iCloud para gerenciar seu dia-a-dia, as chances são grandes de você ter percebido nos últimos tempos alguns convites estranhos em meio às usuais marcações de reuniões, eventos e consultas médicas — até eu, que não sou usuário do serviço, abri o aplicativo no Mac e me deparei com isto:
E aparentemente não somos só eu e você: muitos usuários do calendário do iCloud estão relatando níveis intensos de spam ultimamente, basicamente através de convites para falsos eventos de liquidação da Black Friday, da Cyber Monday e de outras coisas do tipo. Os convites são sempre provenientes da China e são enviados para uma lista enorme de emails em ordem alfabética, como vocês podem ver acima.
Se você tem as notificações do calendário ativadas no seu Mac/iGadget, as coisas ficam ainda piores, uma vez que todos estes convites serão notificados prontamente no seu computador ou dispositivo móvel. Sim, é um saco e absolutamente contraprodutivo.
O pior de tudo é que, no presente momento, não há formas de se acabar totalmente o recebimento desses convites indesejados — ao menos não até que a Apple pense numa solução para o problema. Há, entretanto, formas de contornar a situação para minimizar a dor de cabeça e ser incomodado(a) o mínimo possível.
A primeira coisa que deve ser dita é: nestes casos, não clique em nenhuma das três opções disponibilizadas pelo convite (aceitar, talvez ou recusar). Qualquer uma destas, mesmo a de recusar o convite, enviará uma notificação para o spammer, sinalizando a ele que a sua conta está ativa e tem um ser humano recebendo com sucesso os convites do outro lado do planeta – ou seja, mais lixo para você.
Dito isto, há duas ações que você pode realizar para minimizar o problema: a primeira delas é adicionar um novo calendário, com um nome “Spam” ou coisa do tipo, e mover todos os convites que aparecerem para ele, deletando-o logo em seguida — não se esqueça de clicar na opção “apagar e não avisar”. O problema óbvio desta solução é que, se os convites persistirem, será necessário realizá-la de tempos em tempos para livrar-se do spam, mas pode servir como um alívio a curto prazo.
A segunda opção é mudar uma configuração pouco conhecida do calendário do iCloud e fazer com que todos os convites direcionados a você cheguem primeiro ao seu email — a lógica aqui é que o sistema de email tem ferramentas anti-spam mais robustas que o calendário, evitando que os convites indesejados cheguem aos seus olhos.
Para isto, é necessário ir ao iCloud.com no navegador e, nas preferências do calendário, dirigir-se à aba “Avançado” e marcar a opção “Enviar e-mail para [sua conta]” dentro de “Convites”. A desvantagem aqui é que qualquer convite — inclusive aqueles que de fato lhe interessem — irá a partir de agora primeiramente para o seu email e não diretamente ao calendário, mas pode ser uma forma de conter o problema.
Alternativamente, você pode abraçar o inimigo e ir aproveitar as incríveis ofertas da Cyber Monday do Michael Kors ou da Oakley. Neste caso, entretanto, o autor da matéria não se responsabiliza por prováveis fraudes de cartão de crédito e encomendas com pedras no lugar de perfumes.
[via OS X Daily]
Atualização, por Rafael Fischmann · 30/11/2016 às 20:27
Rene Ritchie, do iMore, recebeu uma declaração da Apple sobre o problema:
Apple’s statement on iCloud calendar spam. They’re sorry and they’re working on it. pic.twitter.com/oaSHSywVxG
— Rene Ritchie 🖇 (@reneritchie) 30 de novembro de 2016
Pedimos desculpas que alguns dos nossos usuários estão recebendo convites de calendário como spam. Estamos trabalhando ativamente para resolver esse problema identificando e bloqueando remetentes suspeitos e os próprios spams nos convites que estão sendo enviados.
Bom saber, Apple.