Steve Wozniak polemiza novamente: Apple deveria pagar impostos de 50%

Steve "Woz" Wozniak dando uma entrevista

Mais um dia, mais uma declaração controversa do cofundador da Apple e tiozão favorito de todo mundo, Steve Wozniak. Em entrevista à BBC News, Woz afirmou acreditar que a Apple e todas as companhias deveriam pagar impostos de 50% — o mesmo que ele paga pessoalmente.

“Eu trabalho muito, viajo muito e pago mais que 50% de tudo o que eu faço em impostos, e eu acredito que isso é parte da vida e todos deveriam fazê-lo”, declarou Woz. Ao ser perguntado se a Apple deveria também pagar essa taxa, ele respondeu: “Todas as empresas do mundo deveriam.”

Como bem se sabe, as grandes empresas possuem esquemas extremamente complexos para pagar o mínimo possível de impostos no limiar dos limites legais (isso quando não infringem descaradamente a lei, claro). A Maçã, por exemplo, direciona a maior parte dos seus negócios na Europa para subsidiárias na Irlanda, onde o imposto está na faixa dos 12,5% — o que gerou uma disputa judicial milionária para a empresa na Itália recentemente. Pra efeito de comparação, no Reino Unido essa taxa sobe para 20%; nos Estados Unidos, para 35%.

Concordando ou não com a opinião de Wozniak, ele levanta uma questão importante e que merece ser discutida: até que ponto é aceitável que as corporações tenham condições de escapar do pagamento de impostos monstruosos enquanto a maioria de nós, meros mortais, pagamos de bom grado? Sem dúvidas uma mudança drástica como a que Woz sugere seria catastrófica a curto prazo, causando um sem-número de demissões e aumento de preços — no fim das contas, nós mesmos que pagaríamos o pato. Mas em uma perspectiva global, a longo prazo, será que seria de todo ruim? Fica a proposta da reflexão.

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários