O melhor pedaço da Maçã.

Google anuncia melhorias na segurança do Chrome e do Gmail

Até o serviço de email “entrou na onda” e mostrará um selo de verificação!
Foto de Firmbee.com na Unsplash
Google Chrome no Mac

O Google anunciou ontem que vai substituir o clássico ícone de cadeado do Chrome por um símbolo de ajustes. Considerado um indicador de segurança de sites, com a mudança, o ícone foi implementado por ser mais “neutro”, afirmou a empresa.

Publicidade

O motivo da mudança, escreveu o Google, se deve ao fato de muitos sites hoje usarem o protocolo HTTPS — algo que era indicado pelo ícone do cadeado —, mesmo sendo fraudulentos. Dessa forma houve um entendimento de que o símbolo não indicava mais a confiabilidade de um site.

O novo emblema de ajuste é mais neutro em termos de segurança e em sua aparência. Agora, além de indicar se um site é seguro ou não, ele também facilita o acesso a controles de permissão e outras informações de segurança adicionais. 

A substituição do ícone de cadeado por um indicador neutro evita o mal-entendido de que o ícone de cadeado está associado à confiabilidade de uma página e enfatiza que a segurança deve ser o estado padrão no Chrome.

Conforme anunciado pela gigante de Mountain View, o novo símbolo começará a ser implementado no Chrome 117 para Macs, que deverá ser lançado no início de setembro deste ano. Já no iOS, como não é possível interagir com o ícone, ele será removido de vez.

Gmail ganhará selo de verificado

O Google anunciou hoje que o Gmail passará a exibir um símbolo de verificação azul — parecido com o do Twitter e o do Instagram — ao lado do nome do remetente de um email. Segundo a empresa, isso ajudará a identificar e prevenir spam, já que há criminosos que fingem ser empresas famosas.

Publicidade

Na prática, para que o símbolo de legitimidade seja mostrado, as empresas deverão autenticar seus logotipos aos Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens (Brand Indicators for Message Identification, ou BIMI). Esse recurso, vale lembrar, já estava disponível no Mail da Apple desde junho do ano passado.

Ao passar o mouse sobre o ícone, será possível ver uma mensagem dizendo que “o remetente deste email verificou” as informações e é proprietário do domínio e da imagem do perfil usados para enviar a mensagem. A mudança, segundo a companhia, começará a partir de hoje em contas pessoais do Google e no Workspace.


Ícone do app Google Chrome
Google Chrome de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 123.0.6312.52 (202.1 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Gmail: o e-mail do Google
Gmail: o e-mail do Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.0.240310 (505.5 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Polícia de San Antonio pede cautela no uso de AirTags

Próx. Post

Promoções na App Store: Monstros e Bestas: Adesivos, Luca, Damaged Photo Restore Suite e mais!

Posts Relacionados