MM Responde: como criar regras para lixo eletrônico (spam) no Mail do OS X?

Continuamos hoje com a nossa coluna MM Responde.

A pergunta do dia é:

Como criar regras para lixo eletrônico no Mail do OS X?

Mensagens indesejadas

Filtrar mensagens indesejadas em sua Caixa de Entrada é uma das melhores formar de otimizar seu tempo em relação a emails. Neste post explicarei como fazer regras que possam filtrar, de acordo com as suas definições, aqueles emails indesejados.

Além de poderem ser utilizadas para formas diferentes de apresentação de mensagens em suas Caixas de Entrada (cor, letra, som, etc.), as regras de email também podem mover suas mensagens para pastas específicas ou até mesmo apagar itens indesejados. Sendo criadas no seu Mac, o computador necessariamente deverá estar ligado (com o Mail aberto) e conectado à internet para que as regras sejam aplicadas; caso sejam criadas no iCloud.com, o processo funciona de forma independente e centralizado no servidor1.

Mail num MacBook Pro rodando o OS X Yosemite

Para começarmos os trabalhos, separaremos as mensagens em dois padrões básicos de indesejadas — ao menos é assim que eu gosto de fazer:

  • Lojas: cadastros que você faz por aí os quais geram dezenas de emails semanais com ofertas e propagandas em geral.
  • Spam: mensagens de outras empresas ou serviços que você nem sequer teve contato.

Se você desejar mover os emails para uma pasta específica de mensagens indesejadas onde posteriormente será feita uma triagem, a regra será um pouco diferente e haverá a necessidade de criação de uma pasta no Mail — que é sincronizada com os seus demais dispositivos desde que sua conta seja IMAP ou Exchange.

Para criar essa pasta, clique em Caixa Correio » Nova Caixa de Correio…. Defina o local (iCloud, por exemplo), depois defina o nome da pasta e clique em OK.

Criando uma regra

No seu Mac, siga os seguintes passos (contas IMAP ou Exchange):

  1. Abra o Mail, vá em Mail » Preferências » Regras » Adicionar Regra.
  2. Vamos denominar de “Lixo” no campo descrição e a regra ficará da seguinte maneira:

Regra para apagar um email

  1. Se você deseja mover as mensagens para uma pasta (a fim de posteriormente fazer aquela triagem que falei), siga o modelo abaixo, no qual eu movo minhas mensagens para a pasta Trash:

Mover um email para uma pasta

  1. Para criar um padrão de mensagens a fim de que elas sigam a nova regra, selecione uma mensagem e aí, sim, clique em Mail » Preferências » Regras Adicionar Regra/Editar pois o processo é facilitado com as informações já importadas da mensagem em si. No momento da criação da regra com base no endereço de email, recomendo ainda retirar tudo o que antecede a @, tornando-a ainda mais ampla e eficiente2.

Aplicar regras no Mail

  1. Uma vez criada a regra, basta editá-la e ir acrescentando outros remetentes ou critérios que satisfaçam às suas necessidades.

Repare que há um botão pelo qual podemos escolher se a regra deverá seguir todas as condições que você criou ou se ela é aplicada apenas caso alguma das condições seja verdadeira. Isto faz toda a diferença para o funcionando correto da regra criada.

Vale muito a pena também navegar/brincar com as dezenas de opções disponíveis para que a regra mais certeira e satisfatória seja criada.

Exemplo de regras no Mail

·   ·   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😉

Posts relacionados

Comentários