Confirmado: WhatsApp lança aplicativos para OS X e Windows

Há alguns dias, noticiamos que o WhatsApp poderia finalmente ganhar clientes oficiais para Macs/PCs. Hoje, a empresa liberou as primeiras versões do app para OS X e Windows.

WhatsApp para OS X

Lançamos hoje um aplicativo do WhatsApp para ser usado em seu computador. A partir de agora, você tem uma nova opção para manter-se conectado a qualquer hora e em qualquer lugar — seja com o seu telefone, seu computador de mesa ou laptop. Assim como o WhatsApp Web, o aplicativo para o computador é simplesmente uma extensão do seu telefone: o aplicativo espelha as mensagens e conversas do seu celular.

Apesar de ser uma notícia boa, o app ainda necessita do iPhone ao lado para que tudo funcione a contendo — exatamente da mesma forma que os atuais apps de terceiros funcionam.

Pelo app, podemos criar um novo grupo, visualizar o perfil/status, as conversas arquivadas e, é claro, as configurações (como notificações, contatos bloqueados, etc.). Há também a opção de encaminhar mensagens, anexar imagens e tirar uma foto com a própria câmera do Mac/PC para enviar, visualizar informações do grupo, silenciá-los, limpar o histórico e sair do grupo. Como grande diferencial, temos a opção de enviar um documento — algo que ainda não está presente em alguns clientes de terceiros.

Aos interessados, os apps estão disponíveis no site oficial do WhatsApp. 😉

[via Recode]

Posts relacionados

Comentários

103 comments

  1. Acabei de ver a notificação da notícia e já baixei no Mac e no PC.
    Como uso para trabalhar, pode ser que o programa ajude

  2. Achei o app bem LIXO. Não funcionou aqui. No WPP aparece como se fosse uma sessão Chrome (o que realmente é).

  3. O iMessage nunca funcionou aqui. As mensagens demoravam até 10 minutos (!) para serem enviadas. Um lixo total.

  4. Sinceramente, WhatsApp está perdendo muitos usuários com essas “atualizações” péssimas, sem novidades nenhuma, existe outros aplicativos que fazem o mesmo papel que o WhatsApp “Web”

    Enquanto eles não criarem uma forma de ser igual o Telegram que é multi plataformas vai continuar sendo esse lixo que sempre foi.
    Diferencial do Telegram: Você não precisa passar seu numero pessoal para outros usuários, passe apenas o seu @username =)

  5. Entre o download, a verificação de que se trata de uma sessão do Chrome (como são os apps de terceiros que já haviam antes), a lentidão na rolagem e exibição das mensagens e a posterior exclusão do app se passaram cerca de 15 minutos.

    Estou mais bem servido com o Telegram.

  6. Hahah fato. Pior que já pensei nisso e tentei usar um VPN nos EUA pra ver se funcionava melhor, e… nenhum VPN funciona no meu iPhone. Lembro de ter pego um iPhone pelos apps exclusivos e todas as funcionalidades que a Apple prometia. Hoje só uso pra ouvir podcast. Fico com o Android mesmo.

  7. Pra mim o q matou o iMessage é não ser crossplataform. Cmg ele até funciona, mas o delay é bem grande em relação aos demais.

  8. Acho que você não experimentou ainda. A app é bem fraquinha e insipiente. Não dá pra comparar com o iMessage, muito mais completo e maduro. Mas tá valendo para quem usa no dia a dia p/ se comunicar.

    Só critico o fato de não terem lançado via App Store. Facilitaria a vida dos usuários no que se refere à atualizações automáticas e segurança.

  9. Não sei se é perda de tempo, porém é mais uma opção para os usuários. Acredito que os recursos de itálico e negrito, cheguem logo.

    Ainda prefiro o Telegram.

  10. É um WhatsApp Web em forma de programa, mudou nada.

    Mas não podia esperar mais nada. Para que o programa funcione independente do app, é necessário que o WhatsApp passe a armazenar as conversas na nuvem. Todos os apps (de todas as plataformas) deverão ser atualizados para esse recurso, o que já levaria um tempo.

    Além do mais, teriam de repensar os servidores e tudo mais para se adequar à essa mudança.

    Eu não vejo isso ocorrendo num futuro próximo, é bastante coisa para mudar.

  11. Ele só é um pouco mais rápido…
    Ainda prefiro o Franz pois quando clico no “X” ele fecha o app e não tem atalhos do teclado para excluir mensagens ou coisa do tipo.
    Ah, além disso o Franz ainda da pra colocar mais de um serviço.

    Aplicativo tardou e falhou.

  12. na real, nem precisa estar próximo, mes passado esqueci meu celular na casa de uma amiga ~4km de casa e quando abri o pc para mandar msg pelo facebook o webwhats estava conectado

  13. Fiquei animado, aí vi aqui nos comentários e até no post que eu ainda precisarei do celular conectado e do meu lado pra funcionar.. #desanimei. O Telegram é infinitamente superior e mais rápido, tanto a versão web quanto a versão desktop. Já to enjoado de não conseguir usar o WhatsApp Web porque meu celular está lento e eu tenho um PC prontinho pra consultar informações…

  14. Eu utilizo o Messages for Whatsapp ( pago ) , gosto bastante devido as notificações e suporte a tema escuro, mas ainda não tem implementado a função de audio, testei essa versão oficial e faz bem o serviço que promete, mas nada diferente de que outros apps já fazem, sendo que todos usam a versão web, atrasados até pra lançar um app.

  15. Já eu nunca tive problemas. Funciona perfeitamente aqui. Uso diariamente com familiares, tanto o iMessage como o FaceTime.

  16. Telegram multiplataforma e aplicativo dedicado, mil vezes melhor. Esse WhatsApp é apenas uma gambiarra como inúmeros outros apps que temos na MacAppStore. Um webapp disfarçado de client e nada mais. Que pena, eu esperava mais.

  17. Quem come poeira deve ser o telegram, q mesmo com bloqueio do whatsapp tava deserto q era só pó

  18. É ai que tá.. o whatsapp nem pretende ser um telegram… ele não tem usuário, não tem senha, não tem nem mesmo lista de contatos, já q é totalmente ligado ao seu telefone…
    Ele não quer simplesmente ser um substituto ao sms q eh totalmente ligado ao seu celular, e a maioria gosta pq eh aquilo q querem, algo exclusivo ao aparelho q esta na mao.. se for pra colocar tudo isso q o telegram tem vai ficar q nem muitos q tem por ai

  19. O “povo” (99% das pessoas) não ta nem ai pra funcionar em outra plataforma… gosta de usar no celular imagiando whatsapp como o sms, q ta naquele aparelho e pronto.. já tive conhecido q tava no notebook no facebook e ficava usando whatsapp no celular, ai perguntei pq nao usar o web, e ele não queria pq tinha medo q ficasse algo no computador já qnd parasse de usar

  20. Bom, à primeira vista parece a mesma coisa que o WhatsApp Web, o App tem 135MBs (não sei o porque disso), e é totalmente capado de recursos da mesma forma que a versão Web. Parece ser um WebApp encapsulado, e nada além.. ou seja, mais um App instalado e ocupando espaço.

  21. Em momento algum falei em base de usuários.

    Veja as funções que o app tem, a anos o Telegram tem a função de enviar qualquer tipo de arquivo, sendo que o Wpp só agora que da pra mandar PDF e arquivos Word, vc pode mandar arquivos únicos de te 1,7 gb o Wpp 20 mb, além de ter a opção de não perder a qualidade dos arquivos, se que no Wpp, mandar uma foto ou vídeo ele comprime e perde muita qualidade.

    As configurações disponíveis pra grupos e super grupos, vc pode configurar se os membros podem ou não postar mensagens, podendo ser usado como mural de avisos de empresas, configurar regras, descrições e ainda tem os bots pra executar funções específicas, diretamente por ele.

    Também não precisamos depender de ter celular conectado a internet, na verdade não é preciso nem celular (smartphone) pra usar.

    Fora outras várias pequenas vantagens!

    Então base de usuários, não é argumento!

  22. Vantagens tem, mas superioridade técnica não adianta se não cai no gosto… comunicadores multiplataforma sempre existiram, que funcionam com computador e tudo mais, mas acredito q o motivo q o whatsapp ficou tão popular é e exatamente o fato q o pessoal viu ele como o sms, q eh mais barato… aquele que só usa no telefone, q não precisa de usuario nem senha, q se vc desligar o celular ele não vai incomodar, q se vc ta fisicamente com seu celular, protegido com senha, não vai ter risco de ninguem olhar em historico ou algum lugar q vc poderia ter usado…
    Pode ser bobo, mas muitas pessoas veem assim, tanto q ja vi gente q não quer usar na web exatamente por achar q perde o controle e pode ficar algo no computador que usaram

  23. nesse ponto é vdd.. pra usar como “ramal” comercial é pessimo ficar no celular… mas não creio q isso va mudar, o povo gosta do whatsapp exatamente por essa particularidade de ser o celular, e pelo que entendi dos desenvolvedores eles não querem tirar essa caracteristica, tlvz pra não perder essa particularidade e ser igual aos outros…
    Pensa como ios e android, os androids tentam colocar tudo quanto eh recurso tanto de hardware como flexibilidade no software, mas não é atrativo pra quem quer algo que funciona sem muita flexibilidade e customização

  24. O seu problema é estranho porque aqui 5 pessoas usam iMessage + FaceTime sem problema nenhum. Posso ser excessão, mas 3 dessas pessoas estão longe e usam normalmente via 3G etc.

  25. Sinceramente?
    Achei um lixo… É exatamente a versão Web, mas dentro de uma “casca”
    instalável. Tem os mesmos problemas e defeitos. Tem que ficar com o
    celular do lado igual. Parece uma fraude esse app. Ainda torço por um
    dia em que o Facebook dará uma atenção maior para o WhatsApp e faça um
    aplicativo REALMENTE nativo para os sistemas operacionais, assim como há
    para o Telegram…

  26. iMessage é o aplicativo de mensagens mais usado nos estados unidos.

    A minoria usa whatsapp e telegram por exemplo. E ele não parou no tempo, como ele é um aplicativo de mensagens (seja SMS ou Internet) padrão do sistema, ele só sofre atualizações a cada lançamento de novas versões do iOS.

    Se você tem usado ele nesses últimos anos, viu que ele adquiriu muitas funções bacanas, ou seja, não está parado no tempo, apenas não segue o mesmo esquema de atualizações dos seus companheiros de terceiros.

  27. vc usa iPhone?

    Até onde eu sabia, no iPhone vc tem que estar na mesma rede wifi.

    No androido funciona como vc falou…

  28. Nossa cara,

    Acredita que esses dias fui jogar futebol, consegui alugar o maracanã, gramado perfeito, comprei as melhores chuteiras do mundo, melhor uniforme que existe, a bola entao, nem se fala, era feita pela nasa…..

    Mas convidei um monte de gente e ngm veio…..Aí fui jogar bola no campinho de terra ao lado, descalço mesmo, pq la deu pra formar os times, pelo menos…

    Mas se vc acha que a base de usuarios nao interessa nada pra um aplicativo que tem como função fundamental comunicação entre pessoas….

    Um de nós dois deve estar muito louco. Tomara que nao seja eu.

    EDIT:

    vc consegue me ajudar? to tentando organizar a minha lista de contatos dentro do Telegram em ordem alfabetica…mas nao estou achando essa funcao, que, diga-se de passagem, parece ser bem elementar

  29. Engraçado. Eu sofro justamente por que qdo o iPhone bloqueia, as vezes ele “perde” a conexao wifi…e isso já faz com que o meu web.whatsapp saia do ar. É só eu desbloquear o iPhone (consequentemente ele reconectar na wifi) que ele volta…

    Mas realmente vc tem razao, acabei de testar aqui, desliguei a wifi e fiquei só na 3G, e mesmo assim o web.whatsapp ta funcionando….que bost*!!!! kkkkkk

    Mas há uma opcao, dentro do app do iphone, para deslogar-se de todas as sessoes web ativas!! Pelo menos isso! hahaha

  30. tenho o mesmo problema que você, mesmo com wi-fi, quando ele bloqueia perde a opção e precisa desbloquear.

  31. nossa cara, e isso me incomoda DEMAIS!!!

    Se por acaso descobrir uma solução, nao deixe de me avisar, kkkkk

  32. meh, a única vantagem pra mim é poder usar sem se perder nas 23487293487129374mil abas abertas e não precisar abrir uma nova janela do safari.

  33. Continua o mesmo do mesmo, apenas um aplicativo oficial pior que os demais disponíveis no mercado. Se tiver que usar algum aplicativo para pc/mac ainda continuo com o Franz, multi contas de serviços e melhor.

  34. Isso é problema de permissão no iPhone,ele deve colocar as conexões de dado em uma especie de modo econômico quando bloqueia,igual no Mac.
    No Android funciona certo porque la em redes tem a função NUNCA SUSPENDER REDES

  35. Tá um lixo! 143MB pra abrir uma página WEB? Tem coisa a mais nesse APP, sem contar que quando clico para fechar ele QUITA, tinha comprado o DeskChat que pesa 7,4MB tem versão noturna e tudo. Mas detalhe fui procurar a App Store BR e SUMIU! Por sorte como tenho comprado posso baixar e instalar

  36. Isso é igual ao Whatsapp, na tela inicial, tando no smartphone quando do aplicativo, web ou instalado, aparecem as últimas conversas.

    Se vc for no menu Contatos, todos eles estarão lá, e em ordem alfabética, igual a qualquer app.

  37. Cara, realmente isso é só no iPhone! Fui ver aqui no de uma amiga que trabalha comigo e realmente ele mostra por ultima visualização, mas isso acontece só no iPhone, porque tanto no Windows, Linux, OS X, Web e Android, ele mostra em ordem alfabética. Mas de qualquer forma ainda tem a barra de pesquisa, pois eu mesmo nunca procuro algum contato na lista, nome a nome.

  38. Putz, entao quer dizer que o Telegram nao é perfeito? Vou voltar pro whatsapp… kkkkkkkkkkk

    Mas retomando seu comentario la em cima, acho que base de usuario interessa bastante, nao?!

  39. Em momento algum eu disse que o app é perfeito, nem um app é! Vc está levando a discussão para o pessoal, pra mim vc é só um fanboy do Whats, não vou discutir com gente assim!

    Continue aí de olhos fechados para as opções que existem no mercado!

  40. Concordo com vc, Matheus. O aplicativo continua perdendo conexão com o iPhone com ele do lado do meu Mac e compartilhando a mesma rede wi-fi. Enfim, não precisavam perder tempo em fazer um aplicativo tão ruim.
    Quem já usou o aplicativo do Telegram, sabe a diferença brutal entre os dois.

  41. hahahahahaha…beleza!

    Nao sou fanboy do whats, mas sou sim anti-fanboy do telegram…

    Sou muito a favor de usar as melhores opcoes que existem no mercado. Inclusive eu sou “aquele amigo chato” que fica mandando mensagem pelo iMessage e pelo Telegram.

    A unica coisa que me incomoda é vc argumentar que a base de usuarios nao interessa. Eu tento MUITO usar o Telegram, mas nao adianta, todo mundo me manda msg no whatsapp, o que eu posso fazer?

    Sim, o whatsapp tem muito a melhorar. Mas temos que concordar que ele é uma solucao excelente e facil. Nao é a toa que tem a maior fatia de mercado do segmento.

  42. Precisa do telefone ficar do ladinho na mesma red wifi e cai com muita frequência… não gostei nada. Tem até outro aplicativo que faz a mesma coisa e pelo menos não cai o tempo todo, o EasyChat. Deveriam aprender do Telegram o até do Viber antes de lançar aplicativos de escritório.

  43. Já uso o DesktopChat for Whatsapp a uns meses e é bom e barato, mas esse oficial é mais bonito e gratis :l

  44. Próximo foi um jeito de dizer que preciso estar o tempo todo desbloqueando o iPhone, porque de 5 em 5 minutos ele perde a conexão, pelo menos aqui.

  45. também tenho esse problema, se vc achar uma solução me avisa. Aqui, tanto no wifi qto no 3G ele faz isso. Eu descobri que se eu deixar o App aberto qdo bloquear o celular, ele funciona mais tempo antes de cair a conexão. Senão, de 2 em 2 min vc tem que desbloquear o iphone pra ele retomar!

  46. Igual ao Messenger do Facebook KKKKKKKKKKKKK quase todo dia lançam atualização e não tem nada demais. Já foram quase 70 versos e nenhuma diferença desde a 20ª.

  47. Não é pior do que o Messenger. Experimenta mandar audio pelo Whats e depois pelo Messenger. Escuta os dois KKKKKKKKK

  48. Também concordo contigo. Se é para depender do Celular ficar conectado, é melhor ficar no próprio dispositivo. Nesta o Telegram ganham de lavada..!!

  49. Em meio a tantas coisas pra melhorar, o WhatsApp faz essa gambiarra…

    Dá sorte de ser o mais popular pois ocupou espaço primeiro… até outro chegar na mesma base de usuários, vamos ter que continuar a conviver com essas gambiarras… Inadimissível um telefone ter que ficar 100% conectado para que a versão do desktop funcione… Nem o MSN Messenger (que tinha a versão webmessenger, lembram??) não dependia de uma sessão ficar aberta em um PC pra funcionar no telefone e vice-versa…

    sdds, MSN :'(

  50. O problema que o Franz é um mero WhatsApp Web em janela própria. Precisa do iPhone com conexão ativa para funcionar. 🙁 Pelo menos o visual dele é bacana e integra outras redes. Continuo usando.

  51. Se e para fazer praticamente mesma coisa do whatsapp web nao tem muito utilidade esse sempre foi meu problema com esse app sou obrigado deixar meu celular conectado na rede sem fio em vez fazer um programa nativo sem necessidade fazer isso acima.
    Agora para aqueles ficam mimimimimi nos comentarios gente sabe telegram tem mais recursos porem whatsapp continua popular pela facilidade e muita gente leiga aprendeu comunicar por mensagem assim para reverter sera dificil por isso ainda prefiro facebook quase todo tem e funciona qualquer lugar.

Deixe uma resposta