O melhor pedaço da Maçã.

Alguns usuários estão relatando travamentos gerais do sistema no OS X 10.11.4

É aquela velha história: novo update, nova dor de cabeça para a Apple. Desta vez, o problema vem da mais recente versão do OS X El Capitan, a 10.11.4: vários usuários num fórum do MacRumors estão relatando travamentos gerais do sistema acontecendo periodicamente após a atualização.

Publicidade

YouTube video

O primeiro a perceber o problema foi o usuário Antonnn, que, em 25 de março — quatro dias após o lançamento da nova versão —, criou um tópico descrevendo sua situação: em média uma vez por semana o sistema trava completamente, afetando a tela, o cursor do mouse e até mesmo o trackpad Force Touch, que deixa de dar o retorno vibratório; só um reinício forçado corrige o problema. No início, segundo o usuário, o congelamento acontecia apenas quando o Safari era o aplicativo em primeiro plano, mas depois começou a aparecer em outros aplicativos — mesmo os de terceiros, como o Photoshop.

A partir daí, muitos outros usuários passaram a relatar problemas semelhantes no tópico. Analisando as respostas, o travamento parece estar acometendo principalmente MacBooks Pro de 13 polegadas com tela Retina (início de 2015), mas donos de outros modelos, como o seu irmão maior de 15 polegadas, também relataram situações parecidas no fórum.

Publicidade

Ainda não se sabe exatamente qual a causa dos congelamentos, mas há uma suspeita, levantada pelos próprios usuários do fórum, de que isso possa ter a ver com um bug no driver dos gráficos Intel ou em alguma framework do sistema. Estas suspeitas surgiram após uma análise do registro de falhas do sistema.

A Apple, apesar de aparentemente já estar ciente do problema, ainda não se pronunciou com uma solução concreta; enquanto isso, para fugir dos travamentos, alguns usuários estão voltando suas máquinas para a versão anterior do OS X, a 10.11.3, por meio do Time Machine ou de uma instalação limpa. Se você já atualizou o SO em alguma dessas máquinas e tem pavor a travamentos, é recomendável que faça o mesmo — ou fique longe do Mac até a Apple chegar com uma correção.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple inicia venda do iPad Pro de 9,7 polegadas no Brasil [atualizado: acessórios também]

Próx. Post

↳ Navegador Opera adiciona recurso que economiza bateria de laptops

Posts Relacionados