Pense comigo: se a sua empresa está desenvolvendo um carro elétrico (seja ele autoguiado ou não), um dos itens primordiais dessa engrenagem é a bateria e as suas estações de recarga.
Eu não diria que bateria é o forte da Apple, mas é inegável que a empresa tem bastante experiência com isso, afinal praticamente todos os produtos possuem uma (dentre os mais importantes, apenas Macs desktops e Apple TVs ficam de fora). Agora, quando pensamos em estações de recarga e a tecnologia para isso, a Apple simplesmente ainda é um peixe fora d’água.
Com todos os rumores do “Apple Car” surgindo por aí, me perguntava quando uma notícia sobre uma possível investida da Apple em algo assim surgiria. Demorou, mas chegou. Segundo a Reuters (que citou pessoas familiarizadas com o assunto), a Maçã está conversando com algumas empresas especializadas nesse tipo de tecnologia e está contratando engenheiros com experiência na área — ao menos de acordo com a busca feita na rede social LinkedIn.
É bem verdade que nos campi da Apple existem estações de recarga e a empresa poderia estar conversando com essas empresas sobre a implementação de novas estações em seus locais. Mas não, não seria este o caso segundo a Reuters. “Elas [as conversas] indicam que a Apple está focada em um carro”, teria dito uma dessas pessoas por dentro do assunto.
Agora pense: se você fosse de uma empresa focada em estações de recarga, compartilharia informações assim com a Apple? É claro que pode ser uma bela oportunidade de fazer negócio com a Maçã (seja fornecendo tecnologia ou até mesmo envolvendo uma possível aquisição). Mas existe sempre a possibilidade de a Apple simplesmente querer entender melhor como tudo funciona, pescar algumas possíveis ideias e criar a sua própria tecnologia (como a Tesla, por exemplo, que fez algo proprietário para os seus carros).
Já no campo das contratações, a Apple levou para Cupertino ao menos quatro nomes especializados em recarga de veículos elétricos como Rónán Ó Braonáin (ex-empregado da BMW), Nan Liu (engenheiro que pesquisou uma forma de carregamento sem fio para veículos elétricos) e Kurt Adelberger (ex-Googler, inventor — ao lado de outros quatro nomes — de um carro elétrico).
Voltando às estações, sem dúvida elas são algo determinante no sucesso do mercado de carros elétricos. Para termos uma ideia, segundo uma estimativa do Laboratório Nacional de Energia Renovável, a Califórnia precisaria de 13 a 25 vezes mais estações de recarga (atualmente conta com 8 mil) até 2020 para dar conta do projeto que envolve colocar 1 milhão de carros elétricos nas ruas. Estamos falando da Califórnia, terra natal da Tesla e berço americano da tecnologia — imagine em outros Estados americanos; pense em outros países…