O melhor pedaço da Maçã.
Logo da App Store

Projeto de lei que permite sideloading no iOS avança nos EUA

O Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos aprovou hoje o Open App Markets Act [PDF], um projeto de lei antitruste que poderá obrigar a Apple (e o Google) a admitir lojas alternativas de aplicativos e sistemas de pagamento de terceiros no iPhone.

Publicidade

Apesar da aprovação, alguns dos senadores da comissão notaram preocupações com os detalhes da implementação atual do projeto. O senador Mike Lee (Utah), por exemplo, disse que espera fazer mais emendas ao projeto de lei à medida que ele tramitar. Já a senadora Marsha Blackburn (Tennessee) elogiou o projeto, apontando que isso “permitiria que as pessoas não sejam forçadas a passar pelas lojas oficiais de aplicativos”.

A aprovação do Open App Markets Act pelo Comitê Judiciário do Senado nos deixa um passo mais perto de ter essa legislação sancionada. Este projeto de lei permitirá que as pessoas baixem aplicativos diretamente de empresas externas, em vez de serem forçadas a passar pelas lojas oficiais de aplicativos.

Da forma como está estabelecido hoje, o projeto prevê que as lojas de aplicativos com mais de 50 milhões de usuários nos Estados Unidos não teriam permissão para forçar desenvolvedores a usar o sistema de pagamento próprio da plataforma. As empresas também não poderiam punir os desenvolvedores por oferecer aplicativos por meio de outras plataformas a preços diferentes, dando aos desenvolvedores a capacidade de se comunicar diretamente com seus clientes.

Como informamos, a Apple tem feito uma grande propaganda contra a legislação. De acordo com a companhia, a lei prejudicaria a privacidade, a segurança e a escolha do usuário.

Publicidade

Agora que o projeto foi aprovado pelo comitê, ele será colocado no calendário para ser votado, debatido ou alterado no plenário do Senado — ou seja, ainda está longe de ser implementado e provavelmente passará por várias rodadas adicionais de mudanças até lá.

Apple e Google terão bastante trabalho pela frente.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ lança trailer da docussérie “Lincoln’s Dilemma”

Próx. Post

Apple lança novas páginas promocionais para a linha iPhone 13

Posts Relacionados