Segundo pesquisa, desenvolvedores não estão mais criando apps para o Apple Watch

Apple Watch de frenteAssim que o Apple Watch foi lançado, houve uma enorme correria por parte dos desenvolvedores para criar apps que rodassem no relógio. Na verdade, tudo o que se tinha era uma “gambiarra” (apps sendo executado no iPhone, porém mostrados no smartwatch); depois, contudo, a Apple finalmente lançou o SDK1 do watchOS, permitindo a criação de apps que rodam exclusivamente no relógio.

Em pouco tempo, a App Store dedicada ao relógio estava cheia de aplicativos. Só que, de acordo com o Tim Anglade — desenvolvedor e vice-presidente da Realm (um banco de dados mobile utilizado por cerca de 100.000 desenvolvedores, atingindo ~1 bilhão de pessoas) —, esse frenesi passou. O executivo contou ao Business Insider UK que, atualmente, para cada 1.000 apps criados para iOS, temos 10 para o tvOS e talvez apenas 1 para o watchOS.

Por quê? É óbvio que ninguém tem a resposta, mas dá para imaginar alguns motivos como, por exemplo, a dependência que o Apple Watch ainda tem do iPhone para que tudo aconteça (e não me refiro ao app em si, que tem como rodar no Watch sem o iPhone por perto, mas sim um GPS dedicado, conexão com a internet, etc.). Quem sabe com o lançamento da segunda geração do Watch, a Apple corrija boa parte dos “defeitos” do relógio e faça com que desenvolvedores enxerguem novamente o watchOS como uma boa oportunidade de lucrar.

Enquanto isso, de fato parece que as coisas estão bem mornas — vamos torcer para que a Apple nos surpreenda e anuncie alguma novidade relacionada a isso na WWDC 2016. 😉

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários