LiquidText é um excelente app para iPad destinado a anotações em arquivos PDF

Fazer anotações em livros e cadernos é muito fácil. Basta você ter uma caneta ou lápis e, se quiser destacar um pouco mais, pode até usar um marcador de texto e Post-its. No fim, parece que fica uma bagunça, mas as partes importantes estão destacadas e você as consegue ler facilmente — é isso que conta.

Em se tratando de documentos digitais, nenhuma ferramenta de reprodução de PDF parece nos satisfazer quando o assunto é fazer comentários nos textos, principalmente quando é um livro escaneado. É aí que o aplicativo LiquidText para iPad aparece para salvar as nossas vidas.


Ícone do app LiquidText

LiquidText

de LiquidText, Inc.

Compatível com iPads
Versão 3.9.12 (171.3 MB)
Requer o iOS 9.3 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidText

O aplicativo permite que você leia, faça anotações e destaque trechos importantes. O que encanta é realmente a maneira fácil e bonita com que isso é feito. O LiquidText divide a tela do iPad em duas partes (que podem ser ajustadas): o arquivo original e uma parte em branco.

Ao segurar o dedo e selecionar o texto que você quer destacar, aparecem algumas opções para você, como destacar com algumas cores diferentes, fazer um comentário sobre o trecho (que ficará em uma barra lateral), entre outras. Selecionando um trecho e arrastando-o para o lado, cria-se uma “nota líquida”, um balãozinho que fica na tela do lado. Nesta, é possível arrastar trechos, imagens ou criar comentários. Os trechos ficam ligados ao texto original e basta você tocar em um botão para ele lhe mostrar onde está. É possível agrupar os vários balões também somente arrastando e “juntando” um ao outro.

Com toda certeza, um dos recursos mais legais é a possibilidade de você visualizar outras partes de um texto sem sair da que está — ou comparar duas partes. Isto é realizado através do movimento de pinça e é muito fácil de fazer e desfazer.

Para importar, você pode escolher dentre as variadas opções de nuvem e selecionar qualquer arquivo de Word, PowerPoint, PDF ou qualquer página da internet(!) — é realmente uma ótima opção, apesar de incorporar cada detalhe da página, não somente o texto. Para exportar, é possível escolher em PDF ou DOCX.

O aplicativo acabou de ser atualizado para a versão 2.0 e a atualização acrescentou a possibilidade de trabalhar com diversos documentos juntos e juntar anotações. Apesar de o aplicativo ser em inglês, a interface é muito intuitiva e pelo vídeo abaixo já dá para ter uma ideia de como o essencial funciona.

O LiquidText para iPad é gratuito para baixar na App Store, porém a habilidade de mexer com múltiplos arquivos é paga uma vez só por US$9.

[via MacStories]

Posts relacionados

Comentários