Pesquisa mostra que desenvolvedores não estão muito satisfeitos com a Mac App Store

Pesquisas envolvendo a Mac App Store não são assim tão comuns, então sempre que uma surge vale a pena analisar seus dados. Nesta semana, uma realizada pelo serviço DevMate (uma plataforma de desenvolvimento e distribuição de apps) nos mostrou desenvolvedores não estão tão satisfeitos assim com a loja.

Publicidade

As diferenças entre a Mac App Store (do OS X) e a App Store (do iOS) são grandes, a começar pela obrigatoriedade de um aplicativo para iPads e iPhones/iPods touch ser distribuído pela loja do sistema operacional móvel da Apple; no OS X, o desenvolvedor pode distribuir tanto pela MAS quanto por conta própria, em seu próprio site/loja. É justamente neste ponto em que a pesquisa se foca.

Pesquisa sobre a Mac App Store

De acordo com estudo — feito com 700 desenvolvedores — 22,6% distribuem seus apps exclusivamente pela MAS enquanto 34,9% vendem suas criações fora loja. Há, ainda, aqueles que preferem estar em todos dos lugares (42,4%), distribuindo seus apps na MAS e em seus próprios sites, a fim de atingir a tudo e a todos.

Publicidade

Ainda que existam mais apps sendo vendidos fora do que dentro da MAS, a loja da Apple ainda tem uma pequena vantagem em relação a receita (52% do faturamento desses desenvolvedores está dentro da loja, enquanto 48% fora). Mas engana-se quem acha que isso ajuda a promovê-la.

Pesquisa sobre a Mac App Store

46% dos desenvolvedores não a recomendam como forma única de distribuição de aplicativos para colegas ou pessoas que estão entrando no mercado agora; 22,6% acreditam nos benefícios da loja e a recomendam a outros. Isso, é claro, entre os desenvolvedores que estão dentro da loja; entre os que não estão, 98% não a recomendam.

Publicidade

Pesquisa sobre a Mac App Store

Outro ponto importante da pesquisa revela que 62,3% dos desenvolvedores não acham justo a Apple ficar com 30% da receita das vendas dos apps.

·   ·   ·

Publicidade

E esses são apenas alguns pontos abordados pelo DevMate. Se você é desenvolvedor, sem dúvida nenhuma vale a pena analisar todo o estudo com bastante atenção.

De modo geral, a pesquisa mostra que a insatisfação como um todo dos desenvolvedores com a MAS é grande. Recentemente, Phil Schiller passou a ser o responsável pelas lojas de aplicativos da Apple e algumas mudanças já foram implementadas (como aprovações mais rápidas, buscas patrocinadas e novas opções de assinaturas). Vamos torcer para que amanhã a Apple nos mostre mais novidades e agrade tanto desenvolvedores quanto usuários.

[via The Next Web]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…