A partir do Safari 10, plugins como o Flash e o Java serão desativados por padrão

As novidades sobre o OS X macOS Sierra continuam a surgir, e desta vez elas têm a ver com o navegador embutido no sistema. O Safari 10, a ser lançado com a nova versão do sistema operacional, vem com uma pequena alteração no seu funcionamento: a partir dele, plugins “obsoletos” como o Flash ou o Java virão desativados por padrão.

Publicidade

Ativação do Flash no Safari 10

A mudança no comportamento do browser é explicada detalhadamente neste post de Ricky Mondego (engenheiro do Safari), no blog oficial do WebKit. Basicamente, a nova versão do navegador será diferente da atual no sentido de que seu comportamento será como se esses plugins (Flash, Java, Silverlight e QuickTime) não estivessem instalados no sistema. Desta forma, em websites que ofereçam duas versões do mesmo conteúdo (uma em Flash e outra em HTML5, digamos), a experiência nativa do HTML5 sempre será ativada por padrão. Não existe nem ao menos uma lista de exceções: se um site realmente necessita da ação de um destes plugins, o usuário deverá ativá-lo manualmente numa caixa de diálogo que será aberta no topo da página.

Sempre que um usuário ativar um plugin num website específico, esta escolha será salva e o plugin será ativado se as visitas a esta página forem periódicas — após pouco mais de um mês sem ver aquele site, o navegador pedirá autorização novamente para usar o plugin demandado. É possível também, dentro do menu “Visualizar” do Safari 10, recarregar uma página com os plugins ativados (o que é importante para desenvolvedores, por exemplo).

Este é mais um passo importante na marcha lenta e constante do Flash e dos seus irmãos igualmente comedores de bateria e recursos ao abismo. Se você é programador e ainda usa algum desses plugins, é aconselhável pôr suas mãos no Developer Preview do macOS Sierra o quanto antes para testar os seus sites. Ou tomar vergonha na cara e atualizá-los para linguagens nativas e modernas. Brincadeirinha. 😝

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…